-
Aguinaldo Silva é um dos autores de maior sucesso das produções nacionais. E, apesar de ele ter deixado a Globo - casa onde esteve por anos - no começo de janeiro de 2020, uma de suas novelas de maior sucesso está sendo reprisada no horário das nove da emissora por conta da pandemia do coronavírus. Por isso, com a volta de Fina Estampa para a grade das telinhas, o ESTRELANDO separou as marcas mais do que registradas de Aguinaldo em suas novelas, confira a seguir!
Divulgação-TV Globo
1
-
Algo constante nas tramas de Silva é o mordomo superfiel escudeiro das megeras, para ajudar em tudo e encobrir os crimes. Como Maria Marta, de Império, que tinha Silviano, e ainda Tereza Cristina, de Fina Estampa, que contava com o irreverente Crô para ajudá-la sempre.
Divulgação-TV Globo
2
-
E que tal lembrarmos das peruas superdondocas em suas tramas? Elas sempre têm aquele ar cheguei, sendo vistas já de longe. Como Tereza Cristina, de Fina Estampa, Viúva Porcina, de Roque Santeiro, e ainda a Branca, de Duas Caras.
Divulgação-TV Globo
3
-
Das muitas formas que alguém pode se machucar, ou até chegar à morte, por que não cair escada abaixo? O autor costuma colocar em suas tramas pessoas caindo dessa forma, empurradas, ou acidentalmente. Em Vale Tudo, Fátima se jogou ao descobrir que estava grávida. Já Nazaré, de Senhora do Destino, matou o marido e outros desafetos assim. Tereza Cristina, em Fina Estampa, matou um bandido do mesmo modo, e em Império, duas pessoas rolaram, Du e Fernando, que foi empurrado por Cora.
Divulgação-TV Globo
4
-
Se tem uma coisa que está sempre nas novelas do autor é a presença de vários pegadores, conquistando diversas mulheres por onde passam. Eles marcam as memórias, como o Comendador, de Império, Juvenal, de Duas Caras, o Rock, de Roque Santeiro, e o Jorge Tadeu, de Pedra Sobre Pedra.
Divulgação-TV Globo
5
-
Novela boa, para ele, tem que ter uma empresa familiar. Foi o que aconteceu em diversas tramas. A mais recente e inesquecível, por exemplo, é Império. Quem não se lembra da empresa em que a trama girava ao redor?
Divulgação-TV Globo
6
-
O tempo ruge e a Sapucaí é grande, não é mesmo? Essa frase não saia da boca de Giovanni Improta, em Senhora do Destino, já que ele comandava a escola de samba Unidos de Vila São Miguel. Além dele, tinha Juvenal Antena em Escola de Samba Nascidos na Portelinha, de Duas Caras, e, ainda em Império, a escola Unidos de Santa Teresa, comandada por Seu Antoninho.
Divulgação-TV Globo
7
-
Tem gente que, por mais que tente, nunca consegue ter um amor para completar seu coração, e esse é o caso de várias mulheres nas tramas do autor. Como Cora, de Império, Gioconda, em A Indomada, Ilka Tibiriçá, em Fera Ferida, e Perpétua, em Tieta.
Divulgação-TV Globo
8
-
O autor criou diversas cidades fakes, como Greenville, em A indomada, Resplendor, de Pedra Sobre Pedra, Tubiacanga, de Fera Ferida, Porto dos Milagres, da novela de mesmo nome, e ainda Santana do Agreste, em Tieta.
Divulgação-TV Globo
9
-
Que tal um político corrupto para animar a trama? Aguinaldo Silva já colocou vários desses nas telinhas. Como o Reginaldo e o Thomas Jefferson, de Senhora do Destino, e ainda o prefeito Demóstenes, de Fera Ferida.
Divulgação-TV Globo
10
-
O autor já deixou claro o seu carinho por migrantes, pessoas que saíram do Norte ou Nordeste em busca de uma oportunidade melhor em sua vida. José Alfredo, de Império, por exemplo, deixava claro que havia saído do Nordeste. Já Maria do Carmo, de Senhora do Destino, era uma pernambucana arretada. Já Waldomiro Cerqueira, de Suave Veneno, também tinha saído de Pernambuco.
Divulgação-TV Globo
11
-
E como todo autor tem seus atores e atrizes favoritos, com Aguinaldo não é diferente. Betty Faria, Lília Cabral, Renata Sorrah e Susana Vieira são alguns dos nomes que são figuras frequentes nas tramas do escritor. Pelo menos duas delas estão confirmadas na próxima trama de Aguinaldo, O Sétimo Guardião. Enquanto Lília Cabral fará a vilã Valentina Marsalla, Renata irá reviver sua personagem mais famosa: Nazaré Tedesco de Senhora do Destino.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12