-
Uma das novelas mais famosas e aclamadas da Globo é Roque Santeiro. A trama se passa na cidade fictícia de Asa Branca, onde os moradores vivem em função dos milagres do falso santo Roque Santeiro. Tudo muda, no entanto, quando o homem, que havia sido dado como morto, retorna à cidade ameaçando os poderes locais. No folhetim, Yoná Magalhães interpretou Matilde de Dias Gomes, dona da pousada Sossego e da boate Sexus. O último trabalho dela nas telinhas foi na novela Sangue Bom, exibida em 2013 pela Globo, em que deu vida à Glória. A atriz morreu no dia 20 de outubro de 2015 devido a problemas no coração. A novela atualmente faz parte do catálogo do Globoplay, então que tal aproveitar e ver a seguir o antes e o depois de mais atores da novela?
Montagem-Divulgação-TV Globo
1
-
A grande estreia de Patrícia Pillar como atriz aconteceu na novela! Ela começou a sua carreira dando vida à Linda Bastos, uma atriz que vive Porcina no filme sobre Roque Santeiro. E Patrícia relembrou seu primeiro trabalho e falou sobre a novela em um post no Instagram: Minha estreia como atriz de novelas foi em um clássico da nossa dramaturgia: Roque Santeiro, de Dias Gomes. Eu tinha apenas 21 anos, estava começando minha carreira, mas minha personagem era uma atriz de renome, que chegava à cidade para interpretar a Viúva Porcina em um filme sobre a vida do falecido Roque. Tive o privilégio de estar ao lado de atores excepcionais e de ainda ter feito par romântico com dois grandes mestres pra mim: Luiz Armando Queiroz e Ewerton de Castro. Quem aí se lembra? .
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
José Wilker, em 1985, viveu o famoso personagem Roque Santeiro. Após isso, o ator ficou marcado por alguns papeis, como Giovanni em Senhora do Destino, da Globo, e Juscelino Kubitschek na minissérie JK, da mesma emissora. Como ator, seu último trabalho foi como Hebert na novela Amor à Vida, da Globo. José Wilker morreu de forma repentina em abril de 2014.
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
Entre tantas novelas protagonizadas por Regina Duarte, Roque Santeiro, da Globo, foi uma que marcou a vida profissional dela. Na trama de 1985, ela interpretou a viúva Porcina, uma das mais beneficiadas na lenda do Roque Santeiro. Amante do Sinhozinho Malta, não era letrada, mas era uma pessoa muito intuitiva e perspicaz. A personagem ficou tão marcada, que após 30 anos da exibição da novela, Regina Duarte resolveu fazer uma homenagem. Na época, a pedido de Monica Iozzi, a atriz compareceu ao Vídeo Show caracterizada como sua personagem e aproveitou para soltar novamente a voz no grito característico da Viúva Porcina: - Miiiinaaa!
Montagem-Divulgação-TV Globo
4
-
Roque Santeiro estrearia na Globo em 1975, mas não chegou a ser exibida por determinação da censura no Brasil. Durante o período da Nova República, com o fim do regime militar, uma nova versão de Roque Santeiro foi produzida e exibida integralmente na televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira e também exibida em vários outros países. Na versão inicial, ao invés de Yoná, foi Rosamaria Murtinho que interpretaria Matilde, a dona do cabaré. O último trabalho de Rosamaria foi em A Dona do Pedaço.
Montagem-Divulgação TV Globo
5
-
E como relembrar este clássico sem se recordar da famosa frase do Sinhozinho Malta? - Tô certo ou tô errado? Em Roque Santeiro, o personagem de Lima Duarte era apaixonado pela viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte. Um fazendeiro rico e cheio de ambição, Malta enfrentou as críticas da filha pelo seu amor.
Montagem-Divulgação-TV Globo
6
-
Quem também atuou em Roque Santeiro foi Claudia Raia, na pele de Ninon, uma dançarina da boate Sexus. A novela apresentou o trabalho da atriz aos telespectadores e Claudia passou a fazer papéis inesquecíveis, como Tancinha em Sassaricando, Maria Escandalosa em Deus nos Acuda e Donatela em A Favorita, todas da Globo.
Montagem-Divulgação-TV Globo
7
-
Lucinha Lins era conhecida como Mocinha na trama. Filha da líder das beatas Pombinha Abelha, interpretada por Eloísa Mafalda, e do prefeito, que era interpretado por Ary Fontoura, foi ex-namorada de Roque Santeiro. A atriz viveu Zelfa em O Rico e o Lázaro, da Record.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
E Eloísa Mafalda também revelou grande transformação desde a época de Roque Santeiro. Sua última novela foi O Beijo do Vampiro e, segundo o Extra, logo durante as gravações a atriz apresentou dificuldade em decorar as falas para a sua personagem. A atriz morreu em 16 de maio de 2018.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Florindo Abelha, o prefeito de Asa Branca, foi interpretado pelo ator Ary Fontoura. Pode até ter grandes ambições políticas, mas é completamente guiado por Sinhozinho Malta e a viúva Porcina, que o elegeram. O ator fez sucesso em Amor à Vida, transmitida em 2013 pela Globo, na pele do Doutor Lutero, uma das vítimas das armações do Félix, interpretado por Mateus Solano. Seu último trabalho foi em Fuzuê.
Montagem-Divulgação TV Globo
10
-
Paulo Gracindo era Hipólito, um padre bastante conservador que teme pela volta de Roque Santeiro, papel de José Wilker. Paulo foi um dos atores mais renomados da televisão brasileira. Seu último trabalho foi como Emílio na minissérie Agosto, exibida em 1993 pela Globo. O ator morreu aos 84 anos de idade em setembro de 1995.
Montagem-Divulgação-TV Globo
11
-
Armando Bógus era Zé das Medalhas, dono de uma pequena indústria que explora o mito de Roque Santeiro por meio da venda de medalhas, camisetas, amuletos e esculturas. O ator fez poucos trabalhos após Roque Santeiro e morreu em maio de 1993.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12
-
Lídia Brondi interpretou Tânia, filha de Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte. Criada no Rio, volta a Asa Branca após a morte da mãe, que considera muito suspeita. É a principal antagonista de Porcina, interpretada por Regina Duarte. Lídia decidiu se afastar dos holofotes da fama em 1991 quando sofreu de
Síndrome do Pânico. Lídia que é casada com o ator
Cássio Gabus Mendes, se formou em Psicologia e hoje vive em São Paulo, onde atende seus pacientes em um consultório particular e também trabalha dentro do
Programa de Atendimento a Vítimas de Violência e Estresse.
13
-
E não é que até Fábio Jr. participou de Roque Santeiro? Fazendo par com Patrícia Pillar no filme sobre Roque, Fábio interpretava o próprio Roque Santeiro. Profissional irresponsável, decora as falas na hora da filmagem, chega atrasado e inventa pretextos para se ausentar da cidade e participar de farras. Atualmente, Fábio Jr. não faz mais novelas e se dedica apenas a sua carreira musical. Se bem que ele fez uma participação no filme Qualquer Gato Vira-Latas 2 vivendo o pai da personagem de Cleo Pires - sua filha na vida real.
Montagem-Divulgação-TV Globo
14