Eddie Redmayne, Austin Butler, Viola Davis... Relembre os famosos que já interpretaram pessoas reais
Eles deram vida a personalidades que fizeram história!
28/Set/2024
Da Redação
É sempre muito interessante ver atores talentosos dando vida a pessoas que existem ou existiram na vida real, não é mesmo? Como não falar, por exemplo, do ator Eddie Redmayne que deu vida ao físico Stephen Hawking, nascido em 8 de janeiro de 1942, no filme A Teoria de Tudo. Sua atuação foi tão convincente que recebeu inúmeros elogios e ainda rendeu a ele o Oscar de melhor ator em 2015. O cientista morreu em março de 2018 e Eddie não deixou de prestar suas homenagens: Nós perdemos uma mente verdadeiramente linda, um cientista surpreendente e o homem mais engraçado que eu tive o prazer de conhecer. Meu amor e sentimentos estão com sua família extraordinária. Hawking ficou mundialmente conhecido por sua revolucionária teoria sobre buracos negros e estudos sobre o universo, deixando um legado incrível que será usado por gerações. A seguir, confira outros famosos que interpretaram pessoas reais!
O legado de Elvis Presley, por exemplo, é eterno! Lançado em 2022, o filme da biografia do Rei do Rock tem Austin Butler fazendo o papel do cantor e Tom Hanks vivendo Tom Parker, o famoso empresário do artista. O longa mostrou a trajetória do artista e os conflitos com Parker.
Viola Davis surpreendeu a todos ao aparecer idêntica à Michelle Obama em caracterização de The First Lady, em que deu vida à esposa de Barack Obama. Ficou incrível, não é mesmo?
Babu Santana arrasou na pele de Tim Maia, cantor nascido em 28 de setembro de 1942. O filme homônimo mostra a trajetória do artista, sendo que Babu ficou muito parecido com o dono de hits importantes, conseguindo reproduzir, também, os trejeitos do artista.
Ana de Armas surpreendeu a web ao encarnar Marilyn Monroe em Blonde, filme da Netflix baseado no livro de Joyce Carol Oates. O longa mostra o lado íntimo e dramático da icônica estrela de Hollywood que, apesar de ser um dos maiores símbolos sexuais do século XX, sofria longe do holofotes.
Se você é um grande amante da música sertaneja, certamente já deve ter assistido Dois filhos de Francisco - história sobre a vida de Zezé Di Camargo e Luciano. E agora chegou a vez de Chitãozinho e Xororó virarem protagonistas de uma série. Intitulado As aventuras de José e Durval, ela é feita por Rodrigo e Felipe Simas.
A minissérie global Dercy de Verdade, por exemplo, trouxe Heloísa Périssé e Fafy Siqueira para contarem a história da vida da irreverente atriz, órfã e de origem humilde Dercy Gonçalves, nascida em 23 de junho de 1907. Ela foi um marco da televisão brasileira, tendo nos deixado em 19 de julho de 2008.
Segundo informações do Extra, Gabriel Leone será protagonista em uma série que vai contar a história do grupo Secos & Molhados, onde vai interpretar Ney Matogrosso. Ainda de acordo com a publicação, a série vai ser lançada pela Globoplay e o dois já se encontraram algumas vezes para conversar e assistir alguns vídeos do grupo em que Ney fez parte lá para os anos de 1970.
Evan Rachel Wood virou a cantora Madonna na cinebiografia do músico Weird Al Yankovic, intitulada Weird: The Weird Al Yankovic Story. Na foto revelada pelo serviço de streaming Roku, a estrela de Westworld apareceu caracterizada com as roupas da rainha do pop na época de Like a Virgin. Nostalgia pura!
Sophie Charlotte viveu Gal Costa no filme Meu Nome é Gal. A cinebiografia também tem Fábio Assunção fazendo uma participação especial como diretor de televisão.
Todo mundo adorou quando o colunista Flávio Ricco revelou que a Formata adquiriu os direitos do livro Tons de Clô, escrito por Carlos Minuano, para a realização de série e documentário sobre a vida de Clodovil Hernandes, escolhendo Silvero Pereira para o papel principal. Com a revelação, o ator usou as redes sociais para mostrar a caracterização do novo trabalho. E aí, você achou que está parecido?
Desde que as primeiras fotos de Kristen Stewart como Princesa Diana surgiram, todos ficaram boquiabertos do quão parecida as duas estão. Isso mesmo! A atriz teve que enfrentar um desafio e tanto em breve, porque viveu a Princesa Diana no cinema, no filme Spencer.
Esta, inclusive, não foi a única vez em que Kristen deu vida a uma pessoa real. A atriz também interpretou a roqueira Joan Jett em The Runaways - Garotas do Rock, vestindo uma calça de couro e adotando uma atitude digna do estilo da cantora.
Kirsten Dunst deu vida à rainha da França Maria Antonieta no longa Marie Antoinette, de 2006. Através de pesquisa de obras de arte e figurinos da época, a diretora Sofia Coppola conseguiu trazer um visual único para seu filme e a atuação de Kirsten também foi bastante elogiada.
Stepan Nercessian, interpretou Abelardo Barbosa, o Chacrinha, em Chacrinha: O Velho Guerreiro? O ator, nascido em 2 de dezembro de 1953, ficou quase irreconhecível para dar vida ao humorista e apresentador, que fez sucesso das décadas de 1950 a 1980. Stepan já fez mais de 40 filmes, seriados e novelas, e além de interpretar Abelardo no longa, também deu vida ao icônico apresentador na peça de teatro Chacrinha, o Musical. A semelhança entre os dois artistas foi tanta que, em entrevista ao Mais Você, Stepan revelou que em um primeiro momento recusou o papel, mas após saber que havia sido indicado por Fernanda Montenegro, acabou aceitando. Após começar a encarnar o personagem, Nercessian diz que entrou na história do apresentador: - Parece que criou uma intimidade, o Chacrinha entra dentro da gente. Tanto que não consigo nem me ver fazendo. Assisto, mas, ao contrário de outros trabalhos, fico tão distante que assisto como se não fosse eu fazendo. De tão encantador que o personagem é, acabo entrando na história dele.
Gillian Anderson recebeu o desafiador papel de interpretar Margaret Thatcher, a famosa primeira-ministra da Inglaterra, na série da Netflix, The Crown. A atriz mergulhou fundo no papel e recebeu muitos elogios por sua performance. E você, gostou?
A atriz Cynthia Erivo, por exemplo, interpretou Aretha Franklin, morta em 2018 após batalhar contra um câncer. Cynthia, que já foi indicada ao Oscar como melhor atriz por Harriet, viveu Aretha na terceira temporada de Genius, que abordou a história da cantora, focando em sua carreira impressionante e o impacto da figura dela na indústria musical e na cultura.
E Margaret Thatcher já foi interpretada por outra atriz de peso nos cinemas: Meryl Streep. É quase impossível dar um papel na mão da renomada artista e não ver uma performance incrível. Em Dama de Ferro, a atriz transformou-se em na primeira-ministra da Inglaterra, e desempenhou seu papel muitíssimo bem!
Ryan Gosling já interpretou Neil Armstrong no longa de 2018, O Primeiro Homem! O filme, um drama histórico-biográfico, conta a jornada do astronauta e engenheiro aeroespacial estadunidense em sua missão para ser o primeiro homem a pisar em solo lunar, em 1969. Como geralmente acontece em filmes com teor biográfico, Ryan teve que estudar o personagem a fundo e chegou até mesmo a ir até a cidade natal de Armstrong e conversar com familiares e amigos do astronauta. Isso é que é dedicação, não é mesmo?
O ator inglês Taron Egerton resolveu encarar esse desafio no filme biográfico de Elton John. Rocketman é um drama musical britânico-americano baseado na vida do músico. Lançado fora da competição no Festival de Cannes, o filme mostra a ascensão do cantor e compositor, assim como sua relação de trabalho com Bernie Taupin, que escreveu as letras de várias de suas canções. Taron arrasou tanto que levou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Comédia ou Musical.
Joseph Mazello foi responsável por dar vida ao baixista John Deacon na cinebiografia do grupo Queen, Bohemian Rhapsody. Ele teve que aprender a tocar baixo para o papel, além de estudar bastante os movimentos do músico. Por outro lado, ele já se parecia bastante com Deacon, não acha? Na montagem acima, vemos que apenas uma peruca fez toda a diferença no visual de Mazello! Na foto da esquerda, inclusive, o baixista do Queen aparece mais à direita, ao lado de Brian May.
Deborah Secco viveu a garota de programa Bruna Surfistinha, chamada Raquel Pacheco, cuja biografia, O Doce Veneno do Escorpião, bombou em 2005. O filme baseado no livro, Bruna Surfistinha, foi lançado em 2011, e também fez sucesso.
Leonardo Medeiros interpretou Allan Kardec na cinebiografia, dando vida ao personagem principal. O ator, aliás, já atuou em outro filme com a mesma pegada, o chamado Getúlio, que conta a história de um dos presidentes do Brasil mais conhecidos: Getúlio Vargas!
Chay Suede já homenageou Erasmo Carlos na adaptação da biografia Erasmo Carlos: Minha Fama de Mau! E o Tremendão gostou do casting: - Gostei muito da escolha. Ele é um jovem talentoso, disse em entrevista ao colunista Bruno Astuto. No início, porém, Erasmo queria que Mateus Solano ficasse com o papel.
Reconhece o ator acima? Antonio Banderas estrela Gun Shy, filme em que vive o roqueiro Turk Henry, que é bem inspirado no Slash, guitarrista conhecido por integrar a lendária banda Guns N' Roses. No longa, ele e a esposa vão curtir férias no Chile, mas ela acaba sendo sequestrada, o que rende momentos cômicos e situações inusitadas. O ator ficou bem parecido, não é mesmo?
Mark Zuckerberg criou o Facebook em 2004, quando ainda era um universitário. O sucesso da rede social - e como a sua história aconteceu - fez com que ele ganhasse uma cinebiografia intitulada A Rede Social. No longa, ele é interpretado pelo ator Jesse Eisenberg, que já participou de vários filmes como Zumbilândia, Férias Frustradas de Verão e Truque de Mestre. Os dois são bem parecidos, não é?
Não podemos deixar de fora um dos maiores sucessos da carreira de Wagner, a série Narcos, original da Netflix. A trama é baseada na vida do narcotraficante colombiano Pablo Escobar e o escolhido para revivê-lo nas telinhas foi o brasileiro, que se consagrou e acumulou elogios com sua atuação.
Mel Lisboa também já interpretou alguém real. Um dos maiores nomes do rock nacional, Rita Lee foi homenageada nos palcos pela atriz no musical Rita Lee mora ao lado.
Como esquecer a trajetória de Juscelino Kubitschek, o político que trouxe modernidade ao Brasil nos anos 1950? O prestígio foi tanto que em 2006 a emissora Globo criou a minissérie JK para reviver e narrar os 74 anos de vida do ex-presidente mineiro. E quem viveu a maior parte de sua vida nas telinhas foi o ator Wagner Moura, que encarou muito bem o desafio de reviver o presidente e entregou a fase final da trama ao falecido ator José Wilker.
Maysa Monjardim Matarazzo foi uma das cantoras mais importantes do gênero MPB do Brasil. Sua linda voz aveludada e seus grandes olhos verdes, como de uma gata à espreita, eram suas marcas registradas, tanto que Larissa Maciel, ao viver a cantora na minissérie Maysa: Quando Fala o Coração, tinha um desafio e tanto - e conseguiu nos surpreender com sua interpretação durante a trama!
Andrea Beltrão está na cinebiografia de Hebe Camargo, Hebe - A Estrela do Brasil, interpretando a apresentadora. A semelhança entre as duas impressionou nos sets de filmagem. O longa foi dirigido pelo marido de Andrea, Maurício Frias, e se passa na década de 80.
Há poucas pessoas na história da música tão reconhecíveis como Freddie Mercury. E não só pela voz, como pela aparência. Rami Malek, que deu vida ao cantor em Bohemian Rhapsody, sabe bem disso. Em entrevista à revista People, ele relembrou a primeira vez que se viu caracterizado: - Quando você é capaz de abrir os olhos e ver uma pessoa diferente te encarando de volta no espelho, é um momento muito poderoso. E não é que os dois ficaram bem parecidos mesmo? Lembrando que sua atuação lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em 2019.
Octavia Spencer pode não ter levado o Oscar de melhor atriz coadjuvante por Estrelas Além do Tempo, mas teve a honra de interpretar uma das mulheres mais importantes na história da ciência, Dorothy Vaughan. Ela foi a líder de um grupo de cientistas negras que, além de provarem sua competência dia após dia dentro da NASA, tinham que lidar com o intenso preconceito e machismo.
Hugo Bonemer, que é sobrinho de William Bonner, também interpretou Ayrton Senna em Ayrton Senna, O Musical, que retrata a vida do querido piloto.
Não tem como não se emocionar com o filme Elis, que conta toda a trajetória de Elis Regina na música, além de retratar momentos importantes de sua vida pessoal. Quem deu vida à cantora foi a incrível Andréia Horta, que, como você pode ver acima, ficou quase idêntica a artista! É realmente emocionante esta caracterização, não acha?
Selena Quintanilla foi morta em 1995, aos 23 anos de idade, por Yolanda Saldívar, sua ex-sócia e presidente de seu fã-clube. Ela quis tirar satisfações de sua demissão e acabou matando a estrela. Anos mais tarde, mais precisamente em 1997, Jennifer Lopez deu vida à Selena em um filme homônimo que conta a jornada da cantora ao estrelato.
Nelson Mandela foi bem representado por Morgan Freeman no longa Invictus. Para quem já interpretou um Deus no cinema, Nelson Mandela deve ter ficado muito contente com a escolha do ator!
Rodrigo Santoro viveu o ministro Laurence Golborne, que orquestrou a operação de resgate dos mineradores presos 70 dias sob a terra em uma jazida no Chile, um acidente que chocou o mundo inteiro em 2010. O filme, intitulado Os 33, número de mineradores envolvidos no acidente, também conta com Antonio Banderas, que interpreta Mario Sepúlveda, um dos líderes dos mineradores que ajudou no salvamento.
Adriana Esteves também não poderia faltar nesta lista. Interpretando nas telinhas a microssérie da cantora Dalva de Oliveira em 2010, intitulada Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor, a atriz arrasou tanto pela semelhança física quanto pelo talento. Prova disso é que a artista foi indicada ao Emmy pelo trabalho, assim como seu parceiro de cena Fábio Assunção, que interpreta seu marido, Herivelto.
David Schwimmer viveu Robert Kardashian, patriarca da família Kardashian, na primeira temporada de American Crime Story. A história tratou o caso de O.J Simpson, jogador de futebol americano que foi acusado, em 1994, de assassinar a ex-esposa, Nicole Brown, e o amigo dela, Ronald Goldman. O pai de Kim, Kourtney e Khloé, e primeiro marido de Kris Jenner, morreu em 2003, vítima de um câncer. Como empresário e advogado desempenhou um papel crucial no julgamento como amigo e advogado de Simpson. O caso se tornou um dos mais emblemáticos da história judicial dos Estados Unidos e Rob Kardashian ganhou ainda mais fama após defender O.J Simpson, deixando a família Kardashian conhecida até hoje.
Zoe Saldana teve o privilégio de interpretar a cantora Nina Simone nos cinemas. Além da atriz, o filme, chamado apenas de Nina, ainda conta com a atuação de David Oyelowo, que viveu Clifton Henderson, assistente que virou empresário de Simone.
Matheus Nachtergaele interpretou o famoso Zé do Caixão nas telinhas. O seriado Zé do Caixão, que é inspirado na biografia Maldito - A Vida e o Cinema de José Mojica Marins, mostra as filmagens e dificuldades de suas produções, além de contar paralelamente sua vida pessoal e a relação com elenco, produtores e equipe dos longas.
Não podemos falar de famosos interpretando personagens reais sem citar Daniel de Oliveira, que interpretou com maestria nosso querido Cazuza no filme Cazuza: O Tempo Não Para. Apesar de não ser tão parecido com o cantor fisicamente, o ator deu tudo de si no papel e nos faz crer em seu talento.
Robert de Niro é outro que está nesta lista. Ele viveu Bernie Madoff, um ex-consultor de investimentos, e na foto está ao lado de Michelle Pfeiffer, que vive Ruth Madoff, sua esposa, no filme O Mago das Mentiras. Robert conta a história dos bastidores do esquema de fraude orquestrado por seu personagem.
Já entrando na realeza com força total, Hellen Mirren, uma das melhores atrizes do nosso século, viveu a Rainha Elizabeth II em A Rainha...
Em Walt nos bastidores de Mary Poppins, Tom Hanks homenageou Walt Disney. E não é que ficou bem parecido? Aliás, essa não é a primeira vez que Hanks interpreta personagens baseados em pessoas reais. Ele já havia passado por isso em Apollo 13 e Filadélfia, sendo que este último rendeu a Tom ganhou seu primeiro Oscar.
Kerry Washington viveu Anita Hill, a ex-secretária do então juiz da Suprema Corte Americana, Clarence Thomas, que em 1991 o acusou de assédio sexual. Esse se tornou um dos grandes escândalos na época, já que colocou o abuso no trabalho em foco como nunca antes no país. O caso se tornou emblemático e ganhou as telonas com o filme Confirmação. Além de viver a protagonista, Kerry é também produtora-executiva do longa.
...enquanto a Naomi Watts viveu Diana, na cinebiografia de mesmo nome, mesmo que o filme não tenha feito lá muito sucesso. No longa, conhecemos um pouco mais sobre Lady Di, que foi casada com príncipe Charles, além de ter sido mãe dos príncipes William e Harry.
O ator Will Smith, que conhecemos e amamos por Um Maluco no Pedaço, viveu o boxeador Muhammad Ali no longa Ali e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, embora não tenha ganhado.
Lindsay Lohan também sofreu com as críticas ao viver Elizabeth Taylor no longa Liz & Dick, enquanto Helena Bonham Carter, no telefilme Burton e Taylor, não tenha ficado muito atrás nesse sentido.
Marilyn Monroe, por sua vez, foi muito bem representada por Michelle Williams em Sete Dias Com Marilyn. Quase não dá para distinguir quem é quem na montagem acima! Aliás, a diva já foi interpretada por Ashley Judd, Mira Sorvino e Kelli Garner. Uau!
Renée Zellweger viveu Judy Garland no cinema, e foi muito mais elogiada em Judy: Muito Além do Arco-Íris. Seu trabalho no filme lhe rendeu o Globo de Ouro de 2020 na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático, além de um Oscar de Melhor Atriz na premiação de 2020.
Jennifer Love Hewitt se transformou em Audrey Hepburn para atuar em A Vida de Audrey Hepburn e fez um ótimo trabalho no papel.
Apesar das críticas, Ashton Kutcher representou bem o fundador da Apple Steve Jobs no filme Jobs, embora tenha sido o trabalho de Michael Fassbender que tenha rendido uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2016.
Por fim, Nicole Kidman viveu Grace Kelly em Grace de Mônaco, filme de 2014!
-
Novo casal? MC Cabelinho é flagrado em restaurante com loira misteriosa
-
Após quase dois meses, Vera Viel mostra cicatriz nas redes. Veja tudo sobre a recuperação ...
-
Na reta final, Taylor Swift se emociona em discurso durante show da The Eras Tour no Canadá
-
Sthefany Brito brinca com diferença de idade para o marido e dispara: Paguei com a língua
-
Brunna Gonçalves se derrete por cliques românticos com Ludmilla: Família que tanto sonhei
-
Eliezer precisou fazer cateterismo de emergência e ficou na UTI antes de nascimento de Ravi
-
Namorada de Benício Huck comemora sete meses com filho de Angélica e Luciano Huck: Amor da minha vida
-
Mini-Rebeldes! Anahí encanta ao mostrar encontro dos filhos com herdeira de Dulce Maria
-
Carolina Dieckmann mostra reencontro com Beatriz Bertu, a bebê de Bebê a Bordo
-
Sthefany Brito brinca com diferença de idade para o marido e dispara: Paguei com a língua