-
Divulgação Por essa Marty McFly não esperava! Não é novidade que o filme De Volta para o Futuro é um marco cinematográfico. Dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg em 1985, a franquia é considerada até hoje um dos maiores sucessos de Hollywood. Quer uma prova? O skate que Michael J Fox usou no segundo longa da trilogia, lançado em 1989 nos cinemas, foi leiloado para um comprador anônimo por 501 mil dólares, cerca de dois milhões e oitocentos mil reais. Uau! De acordo com o site Nerdist, o item era considerado uma relíquia por conter os autógrafos do protagonista nascido em 9 de junho de 1961 e de Thomas F. Wilson, o vilão Biff Tanner. Demais, né? Aproveitando, que tal conhecer, a seguir, curiosidades sobre o filme?
-
Divulgação Michael J. Fox sempre foi a única opção da Universal Pictures para o papel de Marty. No entanto, na época, o ator não poderia participar da produção por causa de sua participação na série Caras e Caretas, na qual o ator estava com ainda mais destaque, já que uma das atrizes estava grávida. Por isso, a Universal escalou Eric Stoltz para o papel. Porém, algum tempo depois, tanto o estúdio, quanto o próprio Eric perceberam que o ator não era certo para dar vida a Marty. Com isso, e com a restituição da atriz em Caras e Caretas, a Fox decidiu colaborar para que Michael pudesse participar do filme.
-
Divulgação Lea Thompson, a Lorraine Baines, já revelou que guarda boas lembranças dos filmes. Em entrevista à People, a atriz contou que ainda possui o vestido de formatura rosa pastel que ela usou no primeiro filme da franquia. Entretanto, o vestido está bem guardadinho no armário, já que não cabe mais na atriz: - Eu não consigo entrar mais nele. Ele já era apertado na época, agora então, está muito, muito mais apertado. Lea disse que guarda a peça por ter um grande carinho pelo vestido, que foi especialmente feito para ela: - Ele foi muito bem feito, e feito sob medida para mim. Ele tem uma cintura baixa e a forma como ele foi cortado era apenas tão bonito. E ele ainda está em grande forma. Eu ainda tenho os sapatos. Os sapatos são ainda mais difíceis de entrar agora.
-
Divulgação O filme é tão clássico que nem Michael J. Fox consegue deixar a história para trás! Segundo a revista People, certa vez o ator deu uma entrevista durante a Comic Con e brincou um pouco sobre seu personagem, contando que sempre era atingido pela porta do DeLorean. Ele também elogiou muito seu personagem no filme: - É uma das pessoas mais genuínas que eu conheci. Se é isso que é um nerd, então é isso que Marty é. Michael também deu alguns detalhes dessa época de sua vida: - Eu estava pensando em trabalhar em uma doca ou me juntar às forças armadas como o meu pai, então, de repente, eu me vi com Steven Spielberg. Estava muito sobrecarregado por toda a experiência. Aconteceu tudo ao mesmo tempo.
-
Getty Images Durante muito tempo, Claudia Wells, a intérprete de Jennifer Parker em De Volta para O Futuro, ocupou o posto de queridinha dos adolescentes. O que muita gente não sabe, no entanto, é que foi por muito pouco que a atriz não integrou o elenco do clássico. Em uma entrevista à People, Claudia contou que quase ficou de fora do filme porque já estava comprometida com outra produção. A sorte é que Eric Stoltz, o ator que deveria interpretar Marty McFly, foi substituído por Michael J. Fox. E como a substituta de Claudia, Melora Hardin, era muito alta para ele, a atriz original, que a essa altura já estava livre de compromissos, voltou a ocupar o papel de Jennifer.
-
Divulgação Uma das cenas que acabou não entrando na edição final do longa mostra Marty em 1955 olhando uma das aulas e flagrando sua mãe colando em uma prova.
-
Divulgação No ano em que De Volta Para O Futuro chegou aos cinemas, o filme conquistou o primeiro lugar de bilheteria. Foi o filme mais lucrativo de 1985.
-
Divulgação E você sabia que Lea Thompson precisou ficar três horas sentada na cadeira da maquiadora para que se tornasse uma mãe de 47 anos de idade, para viver a Lorraine de 1985?
-
Divulgação Apesar de atualmente ser considerado um dos grandes sucessos de Hollywood e um clássico da década de 1980, o script de De Volta para o Futuro, escrito por Robert Zemeckis e Bob Gale, foi rejeitado 40 vezes antes de ser autorizado para produção.
-
Divulgação Na cena em que toca guitarra no baile, Marty McFly faz uma série de movimentos conhecidos de grandes roqueiros e bandas, como The Who, AC/DC e Jimi Hendrix.
-
Divulgação Aliás, falando no Marty tocando guitarra, se lembra de quando ele está fazendo um teste na escola para mostrar o talento que sua banda tem? Eles tocam por alguns segundos, mas um dos juízes o interrompe falando que eles são muito barulhentos. Essa pessoa é ninguém menos que Huey Lewis, o músico que canta a canção-tema do filme, The Power of Love. Ele também escreveu a canção que Marty toca no teste.
-
Divulgação O carro DeLorean, que ficou eternizado como símbolo do filme e das viagens ao futuro, não foi escolhido por acaso. Por conta das portas, que abrem como asas, e de seu aspecto futurista, ele poderia ser visto como um veículo alienígena nas viagens de Marty de volta para a década de 1950. Aliás, John DeLorean, inventor do veículo, escreveu uma carta para o diretor e o roteirista do longa para agradecê-los por usarem o seu carro.
-
Divulgação Quem poderia imaginar que Johnny Depp realizou um teste de elenco para tentar ser Marty McFly? Pois é! O roteirista Bob Gale descobriu isso anos depois quando releu anotações sobre a produção: - Então o que quer que ele tenha feito, não foi tão memorável, eu acho!
-
Divulgação Aliás, vale lembrar também que Michael achou que não tinha ido bem nas filmagens do longa como Marty porque depois que conseguiu enfim começar as filmagens, se viu indo do estúdio da série Caras e Caretas direto para o set de De Volta para o Futuro, tendo uma média de três horas por dia para dormir: - Eu acabei tendo três horas para dormir por noite pelos próximos três ou quatro meses, porque eles tinham que lançar o filme em julho [de 1985]. Eu achei que tinha ido muito mal no filme. De verdade, eu achei que era terrível. Muitas vezes eu estava quase inconsciente de tão cansado. Então o trabalho era simplesmente intuitivo, explicou para a revista Parade.
-
Divulgação Crispin Glover, que fez o papel do pai de Marty, George McFly, comentou em uma entrevista que ficou tão nervoso durante as filmagens do longa que perdeu a voz e precisou fingir que dizia as suas falas durante as cenas, para que depois elas fossem gravadas em um estúdio e inseridas no filme.
-
Divulgação Crispin também revelou, em entrevista, que assistiu ao filme apenas uma vez, logo após sua estreia. Já Christopher Lloyd contou que, sempre que está zapeando pelos canais de TV e vê que De Volta Para o Futuro está passando, ele para e assiste ao longa até o fim.
-
Montagem-Divulgação E falando em Crispin, o astro se desentendeu com a produção nas negociações e acabou ficando de fora do segundo filme. A solução encontrada por Robert Zemeckis e Bob Gale foi achar um ator que pudesse imitar os trejeitos de George McFly e que ficasse minimamente parecido com Crispin após colocar próteses. O resultado disso pode ser visto no segundo filme da trilogia em que Jeffrey Weissman aparece como o interesse amoroso de Lorraine. Para que o público não percebesse as diferenças, o diretor usou técnicas como, por exemplo, colocar o ator de ponta cabeça na cena de 2015, em que Marty e sua família estão reunidos em casa.