-
Divulgação Fábio Assunção celebra uma carreira que continua bastante sólida na televisão brasileira. No entanto, apesar de colecionar em seu currículo sucessos como
A Grande Família, Tapas & Beijos, Totalmente Demais e, recentemente,
Todas as Mulheres do Mundo, o ator nem sempre passou por bons momentos. Em 2008, ele se afastou da novela
Negócio da China por conta do vício em drogas. O objetivo do afastamento era, justamente, fazer o tratamento para se livrar o vício e voltar com força total para a atuação, o que conseguiu: -
Acho que isso é o primeiro passo para lutar contra isso: é você assumir que você tem um problema e pedir ajuda. Acho que não tem que ter essa vergonha, disse em entrevista ao
Fantástico na época. Em outra ocasião, ele ainda encorajou os fãs a buscarem ajuda sempre que precisarem:
Qualquer questão na vida da gente, o que faz piorar é não compartilhar. Não estou falando só de drogas, mas de qualquer questão. Se você guarda para você e não divide, a tendência é que isso vire um fantasma em sua vida. Após passar por um processo de emagrecimento,
ele afirma que está no controle de sua vida. A seguir, veja mais celebridades que deram a volta por cima!
-
Divulgação Miley Cyrus também já passou por um grave problema com drogas e álcool, mas em entrevista à revista Variety, em junho de 2020, revelou que está tentando se manter sóbria: - Tenho me mantido sóbria há seis meses. No começo foi porque eu faria uma cirurgia na garganta. Mas depois eu comecei a pensar na minha mãe. A minha mãe foi criada por uma família adotiva e eu herdei alguns dos sentimentos dela, os sentimentos de abandono e a necessidade de se sentir necessária. Os pais do meu pai se separaram quando ele tinha três anos, então ele meio que se criou sozinho. Eu pesquisei muito sobre a minha família e há muitos vícios e problemas de saúde mental. Então passei a me questionar: por que eu sou como eu sou? Ao compreender o passado, nós compreendemos nosso presente e o futuro fica mais claro. Acho que a terapia ajuda muito.
-
Divulgação Elton John já teve que lutar contra o vício em drogas e álcool, e revelou em sua autobiografia que uma peça importante para isso foi Ryan White, um jovem que conheceu e era portador do vírus da AIDS. De acordo com o Entertainment Weekly, a passagem do livro diz o seguinte: Quando Ryan morreu em abril de 1990, aos 18 anos, eu não sabia como conversar com alguém a menos que eu estivesse sob o efeito de drogas e álcool. Após o seu funeral, eu voltei para Londres e me tranquei em casa, o que se tornou meu hábito. Meus valores foram enterrados embaixo da minha autodestruição. Mas estou aqui por causa de Ryan. Elton explicou que quando estava em crise, Ryan e sua família o inspiraram a querer ser uma pessoa melhor – sua perda o fez ter vontade de superar o vício: Estar perto da família White me fez ter vontade de ser uma pessoa melhor. Quando os olhos dele fecharam, os meus se abriram – e eles estão abertos desde então. Tocante, né?
-
Divulgação Ed Sheeran também acabou tendo problemas com drogas e falou abertamente sobre isso ao The Jonathan Ross Show: - Começou gradualmente e então algumas pessoas me chamaram para falar coisas do tipo: Se acalme. É muito divertido começar. Tudo começa como uma festa e então você está fazendo isso por conta própria e não é (divertido); Então, isso foi um aviso para eu tirar um ano de folga.
-
The Grosby Group Outro famoso que também passou pela dependência química foi Daniel Radcliffe. O eterno Harry Potter teve problemas com bebida dos 18 aos 20 anos de idade, algo que hoje em dia ele consegue falar abertamente. À Playboy, ele contou: - Sempre que eu ia sair para dançar, telefones com câmera apareciam. Isso me fazia muito autoconsciente, e qual é a maneira mais fácil de escapar de ser autoconsciente? O álcool é uma maneira rápida de fazer isso. Por isso, foi relacionado desta maneira.
-
Divulgação Ben Affleck chegou a se afastar do papel de Batman para poder tratar de seu vício em álcool. O ator chegou a usar suas redes sociais para abrir o jogo sobre dependências e vícios e revelou que havia completado um tratamento, para se livrar do álcool: Eu completei um tratamento para o vício em álcool, problema que já enfrentei no passado e continuarei confrontando. Eu quero viver minha vida em sua plenitude e ser o melhor pai que posso ser. Quero que meus filhos saibam que não há vergonha em pedir ajuda, e que eu seja uma fonte de força para quem precisa mudar, mas está com medo de dar o primeiro passo. Ele também revelou que teve o apoio de toda a família no processo para se livrar da dependência, inclusive da ex-esposa, Jennifer Garner: Eu sou muito sortudo de ter o amor da minha família e dos meus amigos, incluindo meu pai adotivo, Jen, que tem me apoiado e cuidado de nossos filhos enquanto eu lidava com outras tarefas. Esse foi o primeiro de muitos passos que serão dados em busca de uma boa recuperação.
-
Divulgação Embora ainda seja novo, Justin Bieber pode falar que já deu a volta por cima. O cantor teen já se meteu em diversas polêmicas, chegando até ser preso por dirigir sob efeito de drogas ilícitas. Apesar disso, atualmente o cantor tem tentando manter a boa conduta e tirar a fama de bad boy.
-
Divulgação Robert Downey Jr. se tornou um exemplo de superação. O ator teve um longo histórico de envolvimento com drogas e chegou a ser preso duas vezes. Apesar disso, ele contou para a revista Enquire que alguns dos piores momentos da sua vida fizeram dele o homem que ele é hoje. Tanto que ele também disse que não gostaria de ser visto pelo seus filhos como um herói, mas como um ser humano: - Isso já é difícil o bastante, disse.
-
Divulgação 2007 foi um ano e tanto para Britney Spears! A cantora foi internada em uma clínica psiquiátrica depois de um colapso psicológico - período no qual, inclusive, chegou a atacar um fotógrafo - e acabou sendo internada novamente no começo de 2019, embora tenha alegado que isso ocorreu contra a sua vontade.
Apesar de ainda estar brigando na justiça para sair da tutela do pai, a cantora parece ter se recuperado e tenta ser uma mãe melhor para seus dois filhos.
-
Divulgação Pedro Javier Viveros, o eterno Cirilo da primeira versão de Carrossel, contou no dia 2 de outubro de 2014, durante o programa da Band, Tá na Tela, que já sofreu - e muito - com a esquizofrenia. O ator disse que muitas vezes pensou em se matar - e chegou até a decepar seu próprio dedo - e há anos toma remédios para controlar a doença. Assim, o apresentador Luiz Bacci lhe deu uma grande surpresa e, levou o ator para a Escola Mundial, ambiente onde grande parte das cenas eram rodadas na novelinha infantil. Após 25 anos sem visitar o local, Pedro se emocionou bastante e até contou as experiências boas que teve durante as gravações da trama mexicana de 1989.
-
Getty Images Talvez você não se lembre, mas há mais de 20 anos Michael Douglas foi internado em uma clínica de reabilitação para viciados em sexo. De acordo com o The Guardian, ele foi o paciente número zero da doença, que, antes dele, não era conhecida. No entanto, o Daily Mail reportou que, na época, ele disse que se internou por causa do álcool.
-
The Grosby Group David Duchovny também ganhou destaque nos noticiários alguns anos atrás por seu vício em sexo. Em agosto de 2008, o ator conhecido por seu trabalho em Californication e Arquivo X se internou voluntariamente em uma clínica para tratar de sua necessidade de navegar em sites pornográficos. Na época, ele pediu compreensão: Acabo de entrar voluntariamente em uma clínica para tratar meu vício em sexo. Peço respeito pela minha esposa e meus filhos enquanto enfrentamos o problema como uma família. De acordo com o ator, o tratamento surtiu efeito - mas seu casamento acabou mesmo assim.
-
Divulgação Drew Barrymore também possui uma história de superação bastante inspiradora. A atriz caiu no vício muito cedo, tanto que, antes dos 15 anos de idade, ela já tinha sido internada em clínicas de reabilitação e se tornou emancipada dos pais, indo morar sozinha em Los Angeles, nos Estados Unidos. Apesar das dificuldades, a atriz disse para a apresentadora Oprah que faz o possível para que sua primeira filha, a pequena Olive, tenha o apoio incondicional dos pais e que ela não deve ter vergonha de ser quem é e das dificuldades pelas quais poderá passar: - Eu vou insistir muito para ela que você não pode ter vergonha da jornada que você fez para chegar onde está se você tem orgulho de si mesma.
-
Divulgação-TV Globo Marcello Antony chegou a ser preso, em 2004, por conta do seu envolvimento com as drogas: - Aconteceu. Foi. Como não me manifestei na época, deixei que as pessoas pensassem o que quisessem. Foi duro me ver na capa de uma revista sendo praticamente tratado como o causador do tráfico e da violência, além de ser mencionado durante uma semana no Jornal Nacional [...] Mas foi bom porque eu cresci. Estava no fundo do poço, não tinha para onde ir. O chão onde estava me serviu como mola para eu ir lá para cima e ver tudo com clareza, disse para o jornal Extra.
-
Divulgação Depois de uma confusão durante uma turnê, em que deu um soco em uma dançarina, Demi Lovato decidiu se internar em uma clínica de reabilitação e, posteriormente, falar com o seu problema com drogas. A cantora até mesmo se manifestou sobre a morte do ator Cory Monteith, relacionada à um vício, explicando que o vício é uma doença: - Basta um momento de vulnerabilidade para você voltar para o vício. Ele não escolheu morrer. Foi a doença. Ela pode aparecer na sua vida a qualquer momento. Em julho de 2018, ela sofreu uma overdose, ficou mais um tempo afastada e, hoje em dia, está totalmente recuperada.
-
Divulgação/Tv Globo Selton Mello contou para o programa Marília Gabriela Entrevista que chegou a ter problemas com remédios para emagrecer. - Eu tomei remédio para emagrecer durante dez anos. Eu tomava para os filmes e não tomava para a vida. E isso foi enlouquecendo a minha cabeça, tinha insônia, depressão, um caos todo. Apesar disso, o astro passou a cuidar melhor da saúde e continua com a carreira de renome, principalmente no cinema nacional.
-
Divulgação-TV Globo Vera Fischer já chegou a comentar abertamente sobre o seu envolvimento com as drogas e como foi difícil para ela assumir o problema e buscar ajuda, ela esteve internada mais uma vez em clínicas para tratar o vício: - Esta é a parte mais difícil: admitir que está doente, que tem um problema. Não adianta alguém impor ou obrigar a nos tratarmos. A gente tem que ter essa atitude. Não cheguei a pedir para me afastar de um trabalho, mas deu muito trabalho me recuperar, disse para o jornal Extra.
-
Divulgação Matthew Perry ganhou o mundo ao se tornar o personagem Chandler da série Friends. No entanto, o astro passou, enquanto a série esteve no ar, por sérios problemas com álcool. Ele até mesmo chegou a comentar que atualmente não gosta de olhar imagens e fotos suas antigas, porque ele percebe o quão doente estava. Depois de buscar tratamento, ele conseguiu se recuperar e, hoje em dia, faz o possível para ajudar pessoas que também lutam contra o alcoolismo.