-
Divulgação Nesta segunda-feira, dia 17, Xuxa atinge um novo marco em sua vida aos plenos 52 anos de idade, estreando seu novo programa da rede Record, o Xuxa Meneghel. Para celebrar, vamos relembrar a estrelada carreira da apresentadora que não foi à toa que ganhou o título de Rainha dos Baixinhos. Ela pode até ter começado como modelo, mas em 1983, a convite do diretor da extinta Manchete, a loira deu início a sua longa jornada de sucesso em programas infantis com O Clube da Criança. O programa durou até 1986.
-
Divulgação A partir de 1986, Xuxa deixa a Manchete e vai para a Globo. Seu primeiro programa na emissora foi Xou da Xuxa. Uma das marcas registradas desse período foi a nave, que a levava até o palco no início do programa. Outra marca dessa época era o beijinho da Xuxa, dado com batom vermelho nas bochechas de seus convidados. O sucesso de Xuxa foi tamanho na emissora, que em 1989 ela ganhou seu segundo programa na grade, Bobeou Dançou.
-
Divulgação Também em 1989, a apresentadora inaugurou a Fundação Xuxa Meneghel, em apoio às crianças carentes, trabalho que continua até hoje.
-
Divulgação Outro destaque na carreira da apresentadora foram os filmes. O primeiro foi em 1982,Amor Estranho Amor, antes mesmo de começar na Manchete. Um dos grandes destaques com certeza fica para Lua de Cristal, exibido em 1990. Os longas em parceria com Os Trapalhões também marcaram a carreira cinematográfica da apresentadora, que atualmente coleciona 20 títulos lançados.
-
Divulgação O sucesso do Xou da Xuxa abriu portas internacionais para a apresentadora. Em 1991, Xuxa estreou a versão espanhola do seu programa, El Show de Xuxa, transmitido para 17 países da América Latina. Em 1993, a mãe de Sasha fez uma parceria com uma emissora norte-americana.
-
Divulgação Ao mesmo tempo que construía sua carreira internacional, Xuxa apostava em um novo programa na Globo, o Xuxa Park, que estreou em 1994. No ano seguinte, um quadro do programa, o Xuxa Hits, se desmembra e torna-se um novo show, que se chamaria Planeta Xuxa.
-
Divulgação Em 1997, ainda na Globo à frente do Planeta Xuxa, a apresentadora passa a atrair um público mais adolescente. O público infantil ainda era atendido com o Xuxa Park, até 2001, quando um incêndio deixou 26 pessoas feridas e terminou com a transmissão do programa. Também nesse período, a apresentadora lançou o DVD Só para Baixinhos, voltado para o público infantil, com músicas educativas. Atualmente somam 11 edições. Em 2002, devido ao fim da parceria com Marlene Matos, acaba também o Planeta Xuxa.
-
Divulgação Também em 2002, mais precisamente em outubro, Xuxa volta à grade diária de programas com a atração infantil Xuxa no Mundo da Imaginação, na Globo. Com teor educativo, o foco era o público de 0 a 10 anos de idade. Em 2004, o programa foi cancelado devido aos baixos índices de audiência.
-
Divulgação A partir de 2005, ainda na Globo, Xuxa passa a experimentar diferentes moldes de programa para recuperar a audiência. Com TV Xuxa, em sua primeira fase, a apresentadora mesclava aspectos do Xou da Xuxa e Xuxa Park. Em 2008, o programa é remodelado e passa a mostrar similaridades com o Planeta Xuxa, ou seja, direcionado à toda família. Também em 2008, Xuxa estreia um programa de jogos, o Conexão Xuxa.
-
Divulgação Na segunda fase do TV Xuxa, mesmo reformulado, a apresentadora teve que enfrentar baixos índices de audiência no programa. Em 2014, o show foi apresentado pela última vez, já que por problemas de saúde, Xuxa ficou afastada da televisão. Nesse período, mesmo afastada, o seu contrato foi renovado por mais três anos. Afastada da TV, Xuxa não deixou de investir em outros ramos de negócio, abriu o Casa X, buffet infantil temático para festas de criança.
-
Divulgação Já 2015 começou com uma mudança profissional para a apresentadora. Após quase 30 anos na
Globo, Xuxa assinou contrato com a
Record, onde terá um programa nos moldes
da apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres. Quem mais mal pode esperar?