-
Divulgação Muitos diretores não resistem e fazem uma participação especial ou até mesmo pegam papeis importantes nos filmes os quais dirigem. É o caso, por exemplo, de Clint Eastwood que atuou e dirigiu filmes como Menina de Ouro, Gran Torino, Os Imperdoáveis e o clássico As Pontes de Madison, em que atua ao lado de Meryl Streep. A seguir, confira os diretores que já fizeram pontas em suas produções!
-
Getty Images Woody Allen dirigiu e atuou em filmes como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Manhattan e Hannah e suas Irmãs, para citar alguns. Mas ele não é o único.
-
Divulgação Ben Affleck já dirigiu e atuou em diversas produções, como Atração Perigosa, A Lei da Noite e Argo, que rendeu a ele alguns Oscars em 2013, inclusive de melhor filme.
-
Divulgação Apesar de Woody Allen ser um dos grandes nomes que inseriram tal característica em sua personalidade cinematógrafica, Luis Buñuel foi um dos primeiros diretores a fazer aparições em suas produções. O cineasta espanhol participou de cinco de seus filmes, dos quais dois faz parceria ao lado do artista Salvador Dalí, chamados A Idade do Ouro e o curta Um Cão Andaluz, de 1929. Entretanto, a aparição mais lembrada de seus fãs é no filme A Bela da Tarde, com Catherine Deneuve, em que ele está na mesa de um café em um encontro da personagem.
-
Divulgação Angelina Jolie também é diretora! Ela já ficou por trás das câmeras de diversos longas, mas o que ela atuou e dirigiu foi À Beira Mar, que estrelou ao lado de seu ex-marido, Brad Pitt. Ela também escreveu a história da trama.
-
Divulgação Jodie Foster não só é uma grande atriz, como é também uma ótima diretora! A cineasta dirigiu e atuou em filmes como Mentes que Brilham e Um Novo Despertar.
-
Divulgação Elizabeth Banks possui uma lista extensa de filmes em que já atuou, mas recentemente, ela começou também a se aventurar na direção de algumas produções! Além de A Escolha Perfeita 2, em que também vive a personagem Gail, a comediante dirigiu a nova versão de As Panteras e ainda atuou como Bosley, a chefe das agentes secretas. Não é para muitos!
-
GettyImages Outro diretor espanhol que adora fazer aparições em seus filmes é Pedro Almodóvar. O irreverente diretor é um dos maiores nomes após Luis Buñuel no cinema e, com toda sua personalidade, o diretor também adora fazer aparições discretas em seus filmes. O eterno apaixonado por Penélope Cruz já participou de diversos de sua extensa lista de longas, como Pepi, Luci e Outras Garotas de Montão, Labirinto de Paixão, Maus Hábitos, Que Fiz para Merecer Isto?, Matador, A Lei do Desejo e Má Educação. Além de aparecer, Almodóvar também apenas usou sua voz em Tudo Sobre Minha Mãe e colocou a própria mãe para fazer uma pequena participação no filme Kika.
-
Divulgação Linhas Cruzadas, filme de 2000, traz Diane Keaton atrás e na frente das câmeras! No longa, ela aparece ao lado de outras duas grandes atrizes: Meg Ryan e Lisa Kudrow.
-
Divulgação Já o diretor sanguinário Quentin Tarantino, além de dirigir e produzir seus filmes, também adora dar o ar de sua graça em alguns de seus longas, como Pulp Fiction - Tempo de Violência, Cães de Aluguel, Um Drinque no Inferno e À Prova de Morte. Além de ter atuado em Django Livre, ele também emprestou sua voz para narrar Os Oito Odiados.
-
Divulgação Multitalentosa, Barbra Streisand canta, atua e dirige! Ela esteve à frente e atrás de câmeras em filmes como O Príncipe das Marés, O Espelho tem Duas Faces e também Yentl.
-
Divulgação O mestre do suspense e do voyeurismo também é um dos diretores que adora fazer pontas em seus filmes. Alfred Hitchcock, que tem mais de 60 produções, aparece em 35 delas, e devido suas participações, fez com os admiradores de seus filmes se tornassem verdadeiros investigadores para conseguir encontrá-lo em suas pequeninas e discretas aparições, criando filmes cada vez mais intrigantes. O diretor é visto dando corda em um relógio em Janela Indiscreta e passeando com cachorros em Os Pássaros, obras mundialmente conhecidas do diretor.
-
Divulgação Ben Stiller é responsável pela direção de diversos filmes em que também atuou: A Vida Secreta de Walter Mitty, Zoolander 2 e também Trovão Tropical.
-
Divulgação O diretor indiano M. Night Shyamalan já é um pouco mais ambicioso e de suas sete produções, aparece em seis delas, sendo uma com um papel grandioso, diferente dos outros em que faz pequenas aparições. Em A Dama da Água, de 2006, o diretor está em destaque por ter se escalado como o escritor que terá que ajudar a salvar a protagonista e o mundo. Inspirado em Hitchcock, o diretor é duramente criticado por suas grande aparições e passou a fazer pontas mais discretas como Em Fim dos Tempos de 2008, em que só é possível ouvir a voz dele. Já em O Último Mestre do Ar, sua participação não é nem ao menos creditada. Ele também já fez aparições em Corpo Fechado e Sinais, sendo que duas de suas mais recentes atuações foram em Fragmentado, filme de 2016, e Vidro, de 2019.
-
Divulgação Roman Polanski também atua em alguns de seus filmes e até em longas dirigidos por outros artistas. O diretor fez participações em Faca na Água de 1962, Repulsa do Sexo, de 1965 e protagonizou A Dança dos Vampiros em 1967 e O Inquilino em 1976. Entretanto, a sua participação mais conhecida é em ChinaTown de 1974.
-
Divulgação Já o diretor Peter Jackson, de O Senhor dos Anéis adora fazer participações bizarras em seus filmes. Assim como Hitchcock, é preciso ter muita atenção ao filme para não perder a rápida aparição do diretor, que está sempre em um papel inusitado. Por exemplo, em seu currículo, ele está creditado como o pai de Bilbo em um retrato que aparece em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.
-
Getty Images Martin Scorsese, por sua vez, não planeja suas aparições e realmente pode ser chamado de um quebra-galho em seus filmes. Quando um figurante está ausente ou alguma cena sofre alteração em última hora, o diretor encara o personagem e, ao contrário dos outros diretores, tem dificuldade ao passar despercebido por sua personalidade forte. Scorsese está em Taxi Driver de 1976, como um dos passageiros de Robert De Niro.
-
Divulgação-TV Globo Após relembrar grandes nomes de diretores internacionais que entraram para a história do cinema, os diretores brasileiros não deixam a desejar e também tem seus momentos de aparições em seus próprios filmes. Um exemplo disso é o inconfundível Daniel Filho, diretor, ator, cineasta, diretor de televisão, produtor de cinema e de TV brasileira, o artista realmente tem talento para todas suas profissões. Em Tempos de Paz, o ator faz uma pequena aparição como Doutor Penna, um médico torturado, revelando um lado sério da pessoa de Daniel, tanto como ator e diretor. Em Se eu Fosse Você 2 com Glória Pires e Tony Ramos, Daniel também tem sua participação, mas dessa vez dando ênfase ao seu lado comediante, em uma cena no banheiro com Tony Ramos, mostrando que realmente os homens saem do recinto sem lavar as mãos.
-
Divulgação-TV Globo Muitos conhecem Selton Mello apenas como ator, entretanto, ele vem se mostrando um ótimo diretor de cinema. Em seu filme O Palhaço, de 2011, que fez sucesso nas bilheterias de cinema, ele conquistou o público não só pela sua direção, mas também em uma atuação como o palhaço Benjamin.