-
Divulgação Alguns famosos já sofreram - ou ainda sofrem - com acusações de plágio. Ed Sheeran, um dos grandes nomes do Rock in Rio está entre eles e chegou a um acordo com dois compositores que o acusavam de plágio na música Photograph, segundo o The Hollywood Reporter. Martin Harrington e Thomas Leonard, autores da canção Amazing, apresentaram em junho de 2016 uma denúncia em um tribunal de Los Angeles, nos Estamos Unidos, argumentando que o sucesso de Ed tem semelhanças muito grandes com sua música. Os dois disseram que ambas as canções têm 39 notas idênticas e exigiram 20 milhões de indenização. No final das contas, Ed ganhou o processo e a Justiça considerou que não houve plágio. Veja a seguir mais astros acusados!
-
Divulgação A historia mais recente envolvo a música Flowers, cantada por Miley Cyrus. A canção venceu dois Grammys em 2023, no entanto, partes podem ter sido copiadas de outras produções por Gregory Hein e Michael Pollack. Os compositores teriam roubado pedaços de uma música de Bruno Mars, segundo informações da Variety. Um processo teria sido aberto no dia 16 de setembro de 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A Tempo Music Investments diz que Flowers inclui uma exploração não autorizada da música When I Was Your Man, de Bruno Mars.
-
Divulgação No álbum Red de Taylor Swift, a música All Too Well teve uma estrofe alvo de acusações de plágio. Segundo o Hollywood Life, a canção copiada teria sido I Saw, de Matt Nathanson. Enquanto a música de Taylor diz and I forget about you long enough to forget why I needed to e de Matt diz and I´ll forget about you long enough to forget why I need to.
-
AgNews Frequentemente surgem polêmicas envolvendo Melody e Anitta, e em uma das trocas de farpas que as duas tiveram nas redes sociais, Anitta acusou Melody de ter cometido plágio da canção de Ariana Grande Positions, em sua música Assalto Perigoso: Eu conheço os compositores da música que tu bateu top 1 mana. Acho que você não conhece eles não porque a música é da Ariana Grande no caso né... mas fica tranquila que eu não mostrei para eles, se não, disse Anitta. A fala ganhou uma grande repercussão e Melody chegou a tirar a canção do ar. Originalmente todos pensaram que a música havia sido derrubada por conta do plágio, mas depois, Melody foi até suas redes dizer que ela mesma havia feito a remoção.
-
Divulgação - TV Globo Alok também já teve que lidar com uma dor de cabeça daquelas envolvendo o assunto plágio! De acordo com a Billboard, o DJ foi acusado de plagiar mais de 12 músicas da dupla de irmãos norte-americanos Sean e Kevin Brauer, conhecidos como Seveen. E detalhe: o lançamento Un Ratito com a participação da ex-BBB Juliette Freire está na lista. A melodia, a bateria e a guitarra. Quase tudo que você ouve é meu. A produção é minha, disse Kevin. Além da cópia sem créditos, o duo ainda alega que trabalhou de graça para Alok, sem nunca ver a cor do dinheiro. Sendo assim, o brasileiro teria acumulado uma dívida de mais de dois milhões de dólares, cerca de dez milhões de reais. Em 2017, o músico chegou a oferecer pagamento por uma faixa, mas os irmão negaram, voltando atrás logo em seguida.Alok nos ajudou inicialmente e ficamos felizes em retribuir o favor, até que começamos a perceber que ele estava lucrando muito com nosso trabalho sem oferecer nada substancial em troca, disseram os Brauers.
-
Divulgação E olha só quem foi acusada de plágio: Cher! Mas calma, não tem nada a ver com músicas da diva, e sim com a fonte tipográfica usada na capa do álbum Closer to the Truth, lançado em 2013. Segundo o jornal Daily Mail, o designer gráfico Moshik Nadav entrou com um processo contra a cantora, exigindo uma indenização de cinco milhões de dólares, algo equivalente a 16 milhões de reais, por ter usado a fonte criada por ele sem sua autorização.
-
Divulgação Segundo o TMZ, Demi Lovato foi acusada de ter plagiado a música Infinity Guitars, do grupo Sleigh Bells. A canção foi lançada em 2010, e considerada pela Rolling Stones um dos melhores hits do ano. Os integrantes da banda afirmam que a música Stars, de Demi Lovato, lançada em seu álbum de sucesso Confident, tem a combinação do bumbo e palmas, e o tempo idêntico ao do hit lançado em 2010. Os Sleigh Bells, então, entrarão com um recurso para ganhar em cima da música de Demi.
-
Divulgação Parece que Kanye West não consegue ficar longe de polêmicas! Depois de anunciar a capa de seu disco The Life of Pablo, fãs não conseguiram deixar de notar as semelhanças entre a arte do disco de Kanye e do de Madonna, Nothing Fails. Segundo eles, a capa dos dois tem um tom alaranjado e sobreposição de letras, além de uma foto no canto do álbum.
-
Divulgação Lindsay Lohan e o irmão, Michael Jr., foram acusados de copiar a ideia um aplicativo de comércio de roupas online, criado pela ex-sócia, Fima Potik, que pediu quase 150 milhões de reais pelo crime. A atriz, Michael e Fima eram sócios da empresa Spotted Friend em 2013. Além disso, de acordo com o site Page Six, os irmãos Lohan não podem trabalhar mais no projeto enquanto a justiça estuda o caso. - O aplicativo Vigme [nome do aplicativo] é quase idêntico em design e layout do aplicativo da Spotted Friend, afirmou a ex-sócia.
-
Getty Images Justin Timberlake não consegue se livrar das polêmicas, mesmo sendo um pai de família e um cantor e ator de sucesso. Isso porque seu álbum The 20/20 Experience> tem uma música chamada Don't Hold the Wall, e o pessoal do espetáculo Cirque du Soleil não está nada feliz com a canção. Segundo eles, a música de Justin é uma cópia de uma parte da canção do espetáculo da trupe chamada Quidam. Nele, há a música Steel Dreams, o que motivou a companhia de dança a acusar Justin de copiar e usar em seu álbum. Será verdade?
-
Divulgação O refrão de Drag Me Down, da One Direction, afirma: Nobody can drag me down, algo como Ninguém pode me derrubar. Mas, o verso parece não ter intimidado Anir Shaheed-Edwards, mais conhecido como Bravo, que acusa a boyband de ter copiado um de seus trabalhos. De acordo com o TMZ, o artista alega que o single é idêntico à canção All My Life, de sua autoria e lançada na plataforma SoundCloud, em 2015. O hit da One Direction também foi lançado neste mesmo período. Assim, Bravo processou a Syco Entertainment, produtora da antiga banda, com a exigência de que as vendas de Drag Me Down fossem interrompidas. O TMZ ainda informou que o artista não aponta as semelhanças entre as músicas.
-
Divulgação - TV Globo E até Ivete Sangalo foi acusada de copiar outros artistas. A música em questão, Sorte Grande, foi tema da Copa de 2010, e desde então a situação não foi resolvida.
-
Divulgação O primeiro filme dirigido e produzido por Angelina Jolie também foi alvo de um processo de plágio. In the Land of Blood & Honey conta a história de um soldado sérvio que se apaixona por uma muçulmana durante os conflitos armados da Bósnia, nos anos 90. Segundo o Radar Online, um jornalista croata afirmou que um artigo seu, publicado em 2007, conta a mesma história.
-
Divulgação E até programas de reality show são alvo de plágio. Pelo menos é o que afirmou o empresário John Jacobs sobre o Q'Viva The Chosen!, ao TMZ. Segundo ele, o programa, estrelado por Jennifer Lopez e seu ex-marido Marc Anthony, foi ideia dele, mas os astros não deram a ele o devido reconhecimento.
-
Divulgação Sucesso inegável, além das polêmicas de sua vida pessoal, a cantora Beyoncé já teve que encarar quatro processos por acusações de plágio. A cantora foi acusada de plagiar Party e copiar cenas do clipe My Neck My Neck, da cantora Khia.
-
Divulgação E até o visual da cantora Lady Gaga teria sido copiado de um artista francês... Bom, pelo menos é o que ele alega para o Radar Online. Orlan, o artista francês, pediu uma indenização de 63 milhões de reais.