-
Divulgação Para quem ainda não sabe, ao anunciar os indicados deste ano ao Oscar, a Academia acabou escolhendo apenas atores brancos para as principais categorias da premiação, o que acabou gerando comentários e pronunciamentos por parte das celebridades. O evento acontece neste domingo, dia 28, e não terá a presença de algumas pessoas, que declararam um boicote. Quer entender melhor sobre o caso? Siga nesta galeria!
-
Divulgação Jamie Foxx, por exemplo, que ganhou o Oscar de melhor ator em 2005 por seu filme Ray, resolveu falar sobre a recente polêmica que rodeia a Academia. Durante seu discurso no American Black Film Festival, o ator e cantor disse: - Todo esse papo sobre o Oscar, eu nem ligo para isso. Tipo, qual é a grande importância disso? Eu estava sentado em casa com meu Oscar pensando qual era o grande problema. Meu amigo perguntou se eu estava louco, tipo, mais ou menos. Eu comecei a chamar Denzel Washington e nós postamos fotos com os nossos Oscar juntos. O ator ainda zombou disso com os jargões atue melhor e qual é a importância. Já mais sério, segundo a revista US Weekly o ator ainda falou sobre Sidney Poitier, o primeiro ator negro a ganhar um Oscar: - Eu estava com Sidney Poitier um dia desses e em 1963 tudo o que ele pedia era uma chance de atuar. É tudo que temos que ter: oportunidades. Se você ligar a câmerara e ficar pensando em ganhar prêmios, nós teremos regredido uns dez passos. É tudo pela arte. Quem liga para algo além disso? Quem concorda?
-
Getty Images Segundo o site Just Jared, ao ser questionado sobre a diversidade racial nas indicações do Oscar, durante o último BAFTA, o ator e comediante Sacha Baron Cohen foi bem sincero: - Eu acho que há um preconceito inerente na indústria dos filmes. Todo o trabalho em cima dos filmes, a produção, os diretores e atores são geralmente brancos e é preciso ter mais diversidade aqui nos Estados Unidos. Eu não acho que os membros da Academia são racistas, só acho que eles não tem contato com muitos filmes onde a diversidade é mostrada. E você, concorda com ele?
-
Divulgação Sylvester Stallone foi um dos exemplos a serem citados quando se falou sobre a falta de negros na premiação do Oscar. O ator foi indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Creed, onde o personagem principal e o diretor são negros. Por isso, ele chegou a conversar com Ryan Coogler, que dirigiu o filme, sobre seus pensamentos quanto ao assunto. Segundo a Us Magazine, Stallone foi sincero: - Eu perguntei como Ryan estava lidando com isso, porque ele era o responsável por estar ali. Ele me disse para ir, para representar o filme, e eu devo muito a ele e Michael. Toda vez que eu olhava nos olhos de Michael Jordan como ator ele me tornava melhor. Eu acho que deveriam ter dado muito mais atenção e respeito a ele, revelou.
-
Divulgação Anthony Anderson é conhecido por seus papéis de comédia e, ao apresentar o prêmio Image da NAACP, ONG que promove o avanço das pessoas de cor, ele fez uma piada com a polêmica da diversidade racial no Oscar: - É melhor que Jada Pinkett e Will Smith estejam aqui após terem começado tudo isso!
-
The Grosby Group Halle Berry foi a única atriz negra ao ganhar um Oscar de melhor atriz, por sua atuação no filme A Última Ceia, então quando ela resolveu se pronunciar sobre a falta de atores negros indicados ao prêmio, todo mundo parou para escutar. Em uma conferência, a atriz disse o seguinte sobre ter ganho a estatueta:- Eu acreditei com cada fibra do meu corpo que isso irá incentivar uma mudança, porque essa porta, essa barreira havia sido quebrada. E estar sentada aqui e saber que nenhuma outra mulher negra conseguiu passar por essa porta é devastador. É devastador porque eu acreditei que aquele momento era maior do que eu. É devastador começar a achar que o momento não era. Talvez não fosse. E eu desesperadamente achei que fosse.
-
Divulgação Já Kristen Stewart problematizou o fato de que Hollywood tem uma diferença de gêneros muito grande quando se compara a quantidade de homens e mulheres na indústria. Mas a atiz é mais radical. Em entrevista, segundo informações da People, ela disparou: - Em vez de sentar e reclamar sobre isso, faça alguma coisa. Vá escrever, faça algo..
-
Divulgação Whoopi Goldberg, que já ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1991, por seu papel no filme Ghost: Do Outro Lado da Vida, também se manifestou. A atriz foi sincera e disse em entrevista que O problema não é a Academia. Você pode encher o Oscar de negros e latinos, se não tiver ninguém que vote nessas pessoas, você não terá o desfecho que está procurando. Segundo a revista Us Magazine, ela sugeriu uma forma diferente de boicote, dizendo para ninguém assistir aos filmes que não os representam.
-
Divulgação Chris Rock, que será o apresentador da premiação, no entanto, não se intimidou com a polêmica e continua como mestre de cerimônias, muito pelo contrário, ele foi inspirado por todas as declarações e discussões, e está escrevendo um novo script para a premiação, de acordo com o produtor do Oscar Reginald Hudlin, que conversou com o programa Entertainment Tonight. Chris é um comediante conhecido por abordar questões raciais, e irá fazer isso no Oscar!. E sim, a Academia está pronta para que ele faça isso, entregando ao público o que ele quer, confirmou o produtor.
-
Getty Images Quem também comentou o assunto foi o ator Michael Caine. Em uma entrevista à BBC, ele disse que você não pode votar em um ator porque ele é negro: - Você não pode simplesmente dizer: Eu vou votar em você. Ele não é bom, mas ele é negro, vou votar nele. Você tem que atuar bem, disse.
-
Divulgação Ao contrário de Michael, Lupita Nyong'o, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2014, disse estar desapontada pela falta de inclusão nos nomeados deste ano ao Oscar. Em um depoimento, ela escreveu: Isso me fez pensar sobre preconceitos inconscientes e quais méritos são valorizados em nossa cultura. O Oscar não deveria ditar os termos da arte em nossa sociedade, mas sim ser um reflexo diversificado do melhor que nossa arte pode oferecer hoje. Eu apoio meus colegas que estão pedindo uma mudança nas histórias que são contadas e no reconhecimento das pessoas que as contam.
-
Divulgação Revoltado com a ausência de negros na lista, Mark Rufallo pode não ir à premiação. Indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante pelo filme Spotlight - Segredos Revelados, o ator disse, em uma entrevista à BBC, que está considerando a ideia. Não é só o prêmio da Academia. Todo o sistema americano está repleto de um tipo de racismo de privilégio branco que entra em nosso sistema de justiça, disse.
-
Getty Images Enquanto Mark Rufallo pondera se vai ou não à premiação, Will Smith e sua esposa, Jada Pinket Smith, já estão decididos: vão boicotar a cerimônia. - Depois que chegou a este ponto não estamos mais confortáveis em estar lá e fingir que está tudo bem, disse o ator, segundo a People. - As nomeações refletem a Academia, a Academia reflete a indústria... e a indústria reflete a América. Há uma retrocesso e um separatismo, que está indo em direção a desarmonia racial e religiosa.
-
Divulgação Em sua conta no Facebook, Reese Whiterspoon também criticou a decisão da Academia. Estou tão desapontada que alguns dos melhores filmes, diretores e performances de 2015 não estão sendo reconhecidos. Nada pode diminuir a qualidade do trabalho deles, mas estes diretores merecem reconhecimento. Como um membro da Academia, eu adoraria ver mais diversidade nos votos de nossos outros membros.
-
Getty Images Viola Davis não se limitou a falar apenas sobre o Oscar. Em um depoimento, ela fez uma reflexão sobre o papel dos negros no cinema: - O problema com o Oscar não é o Oscar, e sim o sistema de filmes de Hollywood. Quantos filmes sobre negros são produzidos todos os anos? Como eles estão sendo distribuídos? Os filmes que estão sendo produzidos são com os grandes nomes de produtores que pensam fora da caixa em termos de como escalar atores para um papel? Você pode escalar uma mulher negra para o papel? Pode escalar um ator negro?