-
Divulgação Luiza Brunet chocou ao
relatar em entrevista ao jornal O Globo no dia 1 de julho uma agressão que sofreu do ex-namorado, Lírio Albino Parisotto, que resultou nela voltando de Nova York às escondidas com costelas quebradas. Não demorou para a entrevista rodar a
internet e todos começarem a comentar. Depois, em nota oficial, a artista resolveu se manifestar sobre o caso. Através de sua assessoria de imprensa, a atriz divulgou que seus advogados reiteram que Luiza foi vítima de grave agressão por parte de Lírio e repudiam as recentes afirmações que estão distorcendo os fatos e a culpando pelo ocorrido. Eles ainda reafirmaram a confiança da atriz na condução dos trabalhos pelo Ministério Público, que está responsável pelo caso. Confira abaixo a repercussão!
-
Divulgação Após compartilhar sua experiência com Maria da Penha, a mulher que inspirou o nome e a lei que defende as mulheres, Luiza Brunet compartilhou um clique em seu Instagram ao lado dela. Em seu post, a ex-modelo falou sobre a personalidade de Maria, dizendo que ela é um exemplo para todas as mulheres. Bom dia Maria da Penha. Ela além de tudo é alegre, engraçada, bem humorada e feliz, escreveu Luiza em seu post.
-
Divulgação Aliás, em entrevista ao programa Altas Horas, da Globo, Luiza falou sobre o emocionante momento que vivenciou com Maria da Penha após denunciar o ex-namorado. - Eu entreguei recentemente um prêmio a ela e acho que isso é importante para que as mulheres tenham a conscientização de não se deixarem ser agredidas por nenhum homem ou qualquer pessoa. Aliás, como o processo ainda está em andamento, a mãe de Yasmin Brunet preferiu não dar detalhes sobre o assunto durante o programa, tendo, apenas, feito uma declaração no início da gravação. - As coisas acontecem na vida para gente evoluir sempre. Eu estou muito contente de estar envolvida com a causa da violência contra a mulher.
-
Divulgação E no dia em que a Lei Maria da Penha completou dez anos, Luiza Brunet resolveu se manifestar publicando um vídeo em seu Instagram comemorando a data especial. Nele, a atriz diz: Que mais mulheres possam ter justiça no nosso país. Dez anos da Lei Maria da Penha. E coragem para mudar. Isso porque a lei que cuida dos direitos das mulheres foi sancionada em 7 de agosto de 2006 com a intenção de coibir e punir atos de violência contra a mulher.
-
Divulgação Luiza
entregou um vídeo à Justiça como prova da agressão, no qual mostrava seu então namorado, Lírio, seminu na cama logo após agredí-la, a atriz se limitou a comentar de forma discreta por meio de um comunicado enviado por sua assessoria:
Justa e fundamentada, a decisão da juíza Lilian Lage Humes que acolheu a denúncia feita pelo promotor de justiça Carlos Bruno Gaya da Costa, do Ministério Público do Estado de São Paulo, referenda e confirma a materialidade e autoria do crime de agressão sofrido pela atriz Luiza Brunet. Todas as provas apresentadas pelos advogados de Luiza Brunet foram aceitas pelo MP-SP na denúncia que resultou em processo judicial.
A atriz vai se resguardar para prestar declaração na Vara de Violência Doméstica, onde corre o processo em segredo de Justiça. E volta a declarar a confiança no Ministério Público, na Justiça e na condenação do culpado. Denunciar a violência doméstica é sempre o melhor caminho.
-
Divulgação Depois de o
Ministério Público de São Paulo denunciar o ex-companheiro de Luiza Brunet por caso de agressão, ele resolveu se manifestar nas redes sociais sobre o assunto. Publicando esta imagem que você vê acima, ele escreveu:
Amigos, já que nunca agredi ninguém fisicamente, meu próximo objetivo será este. Depois tentarei o Nirvana. Sinceramente não vou querer ver ninguém ser crucificado. Paz na terra às pessoas de boa vontade. Amém. Abraço fraternal a todos, é melhor ser rejeitado por ser sincero, do que ser idolatrado por mentir e ser hipócrit. Além disso, Lírio ainda comentou a
hashtag que vem sendo usada para se referir ao caso
#CoragemPraMudar. Em outra foto, ele disse:
Esta Hashtag na verdade foi criada em 2014 pelo falecido candidato para Presidente Eduardo Campos. Uma oração para ele. Mais respeito com os mortos. Os vivos que avaliem.
-
Divulgação Depois de revelar a agressão que sofreu, Luiza está empenhada na causa das mulheres vítimas de violência doméstica. A atriz fez um post falando sobre a Lei Maria da Penha em seu perfil oficial no Instagram: Graças à luta de uma mulher, Maria da Penha, muitas outras estão buscando justiça. Não devemos calar.
-
Divulgação Além disso, Luiza publicou a foto que você vê acima em seu Instagram agradecendo o apoio dos fãs. Isso porque, segundo o jornal O Globo, a hashtag criada por ela para falar sobre violência contra a mulher já teria sido usada por milhares de pessoas. Na legenda, ela escreveu: Obrigada pelo imenso carinho #CoragemPraMudar.
-
Montagem-Divulgação Yasmin Brunet, filha de Luiza, também não se calou diante do episódio que aconteceu com a mãe. A modelo publicou esta imagem que você vê acima em seu Instagram onde aparece uma frase impactante de Sérgio Vaz. Na legenda, ela cita Renato Russo para complementar a mensagem: Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor... E toda dor vem do desejo de não sentirmos dor... Renato Russo #coragempramudar @luizabrunet. Bonito, não?
-
Divulgação A última revelação foi a de que antes de Luiza Brunet denunciar que, no dia 21 de maio, tinha sido agredida por Lírio, os advogados da modelo procuraram Lírio na tentativa de negociar a separação do casal. Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, no dia 6 de junho eles enviaram um e-mail pedindo a ele que marcassem um encontro. A conversa aconteceu apenas entre representantes do empresário e da atriz, mas a negociação não evoluiu. Assim, ainda de acordo com a colunista, no dia 23 de junho ela formalizou a queixa da violenta agressão no Ministério Público de São Paulo. Por conta disso, os advogados de Lírio questionam o fato de ela só ter feito o registro depois de saber que ele não estava disposto a negociar a partilha de bens. Procurada pelo ESTRELANDO, a assessoria de imprensa de Luiza deu o seguinte esclarecimento: As reuniões entre os advogados de Luiza Brunet e de Lírio Parisotto não têm qualquer relação com a representação feita ao Ministério Público de São Paulo sobre a agressão física sofrida pela atriz. As reuniões ocorreram em cumprimento à atual legislação e trataram única e exclusivamente de questões ligadas ao direito de família. Em vigor desde março de 2016, o novo Código de Processo Civil, em seu artigo terceiro, parágrafo terceiro, determina que os advogados devem estimular a conciliação e a mediação para prevenir conflitos. Assim como em outros casos de mulheres vítimas de agressão, o fato de representar contra o agressor, com base na Lei Maria da Penha, não exclui da vítima o direito de requerer outros direitos previstos no Código Civil. As provas apresentadas ao MP-SP não deixam dúvida quanto à agressão nem a autoria do crime. O que se vê, nos últimos dias, é uma tentativa desesperada e simplista da defesa do agressor que, em vez de retificar a sua conduta, tenta denegrir a vítima e impedi-la de exercer seus direitos constitucionais. São posturas retrógradas que não encontram ressonância nem apoio na sociedade.
-
Montagem-Divulgação Aliás, após a denúncia de agressão, Luiza está contando com o apoio de seus fãs e arranjando forças em todos os lugares para continuar na luta. Em seu Instagram, ela também compartilhou este texto emocionante de Clarice Lispector e o relacionou com a sua fase sombria dos últimos tempos>: Bom dia. Como não amar, como não vestir a carapuça, quando ela diz o eu gostaria de dizer e ouvir. #claricelispector #coragempramudar, escreveu na legenda. A mensagem realmente é algo para refletir, não é mesmo?
-
Divulgação Pouco mais de uma semana após Luiza Brunet revelar, em entrevista, que foi agredida pelo então companheiro, Lírio Parisotto, ela foi ao Instagram mostrar que, apesar de tudo, a vida continua. Caracterizada como sua personagem na novela das nove Velho Chico, da Globo, Luiza legendou a foto: Bom dia! Quero agradecer o carinho de todos. #SeguirEmFrente #CoragemPraMudar.
-
Divulgação No Instagram, Lírio Parisotto republicou uma imagem do Instagram da filha, Lívia, que possui o perfil bloqueado na rede social, mas mandou uma mensagem de apoio ao empresário: Mandando todo o suporte para quem sempre mereceu. Nossa admiração por você nunca será abalada. Nunca fomos agredidas e sabemos que você nunca faria algo assim. Conte com o nosso apoio nessa hora tão turbulenta.
-
Divulgação A irmã de Luiza Brunet, Luciana Botelho, usou seu Facebook para mandar uma mensagem de apoio ao momento difícil vivido pela ex-modelo. Na publicação, Luciana escreveu: Parabéns pela coragem minha irmã! Todo meu orgulho e respeito a você sempre! Você é uma mulher maravilhosa! Te Amo!. Após receber incontáveis respostas de amigos em sua rede social, Luciana ainda agradeceu dizendo que a atitude da irmã poderá ajudar muitas outras mulheres que enfrentam a mesma situação: brigada a todos pelo apoio e carinho. de fato não é nada agradável. mas, a coragem da minha irmã é importante para apoiar todas nós mulheres nunca devemos nos calar! merecemos todo respeito! e tenho muito orgulho por ela estar sendo tão forte!!
-
Divulgação Yasmin, filha de Luiza, não falou abertamente sobre o assunto, mas usou seu Instagram para postar a foto de um poema de Zack Magiezi bem relacionado, já que fala sobre a força da mulher: Ela disse: a beleza exterior é uma beleza domesticada, uma beleza para os covardes. a beleza que me encanta é a selvagem beleza interior, essa requer proximidade.
-
Divulgação Astrid Fontenelle postou uma foto da entrevista em sua versão impressa e, mesmo evitando se envolver em assuntos polêmicos, resolveu desabafar: Não costumo usar o Insta para assuntos da pauta jornalística, mas hoje é preciso. Todo apoio a Luiza Brunet que , como ela mesma diz, aos 54 anos anos passou por essa situação absurda da agressão mas superou a vergonha (maior barreira de toda vítima) e denunciou o covarde ciumento! Abraçaço e meu orgulho por saber que você é muito mais forte do que pensava! Ironia: o covarde ciumento estava em NY para receber o prêmio de Homem do Ano!!.
-
Divulgação Cris Vianna também usou o Instagram para ressaltar a força de Luiza nesse momento: Ela está certíssima tem que Denunciar qualquer tipo de agressão contra as mulheres. Parabéns @luizabrunet pela Coragem !!! Admiro e respeito..
-
Divulgação Luana Piovani, que também foi vítima de agressão em 2008 por seu então namorado Dado Dolabella, postou um vídeo em seu Instagram se sensibilizando: Hoje acordei com a triste notícia de que a nossa querida e diva Luiza Brunet foi agredida fisicamente pelo seu companheiro. A minha história toda veio à tona e eu estou fazendo este vídeo para mandar um grande beijo e um grande abraço para a Luiza e para toda família dela. Não é fácil denunciar, porque não é fácil ir na delegacia e reviver os momentos horrorosos, não é fácil ir fazer corpo delito, não é fácil lidar com as pessoas na rua olhando para a gente com um misto de questionamento e pena. Não é fácil nem encarar as pessoas que a gente ama. Imagino a dor que você esteja sentindo e sua família também, mas parabéns pela nobre e digna atitude. Só assim a gente vai conseguir extinguir esse tipo de ignorância que ainda nos cerca. Parabéns, Luiza. E que Deus te abençoe, dizia ela.
-
Divulgação Flávia Alessandra também foi ao Instagram apoiar Luiza: Parabéns pela atitude, pela denúncia e pela coragem! Nenhuma mulher deve se calar!