-
Divulgação Se você ainda não está viciado em Stranger Things, série da Netflix, aqui vai um conselho: faça uma maratona o quanto antes! Com quatro temporadas, a produção conta a história de um menino que desaparece em uma pequena cidade em Indiana, nos Estados Unidos. Logo, situações estranhas começam a acontecer, envolvendo aparições sinistras e mistérios não-resolvidos. Além da ótima trilha-sonora, a série ainda trouxe diversas referências a filmes dos anos 70 e 80, para deixar todo mundo feliz com aquela nostalgia especial. A seguir, veja algumas das inspirações que os irmãos Duffer, nascidos em 15 de fevereiro de 1984, usaram para criar a história!
-
Montagem-Divulgação Em Stranger Things, quatro amigos unidos andam para lá e para cá de bicicleta. Em Os Goonies, quatro amigos unidos andam para lá e para cá de bicicleta! O mais legal é que ambos os grupos acabam se deparando com aventuras, inimigos e situações assustadoras.
-
Montagem-Divulgação O assustador Poltergeist também serviu como inspiração! Como não lembrar do filme na cena em que a irmãzinha do Mike sai andando pela casa, guiada pelas luzes e fica frente a frente com a parede em que o monstro ameaça sair?
-
Montagem-Divulgação Na primeira temporada, não tem como não comparar as primeiras cenas com E.T. - O Extraterrestre, filme de Steven Spielberg (olha ele aí de novo). Quando Will está tentando fugir daquilo que está tentando pegá-lo, ele sai correndo para um anexo de sua casa. Igualzinho como acontece com Elliott, no comecinho do filme do E.T.
-
Divulgação Aliás, não é novidade que os irmãos Duffers, criadores da série, adoram colocar elementos de E.T. O Extraterrestre desde a primeira temporada - e na quarta não foi diferente. Durante a cena que Dustin usa o telefone público, é possível ver uma frase bastante conhecida dos fãs de Steven Spielberg: E.T... Telefone... Minha casa. Sem contar que eles vivem andando de bicicleta, assim como Elliot.
-
Divulgação Tudo bem que a Eleven não é um E.T., mas a cena em que os amigos a disfarçam, colocando nela um vestido e uma peruca loira, é bem parecida com o filme E.T., em que Elliott tenta fazer com que seu novo amigo passe desapercebido.
-
Montagem-Divulgação Assim como em E.T., Eleven é encontrada assustada, no meio do mato e com a luz da lanterna apontada bem para o seu rosto.
-
Montagem-Divulgação Vai dizer que a Barb não lembra muito a Stef, de Os Goonies?
-
Montagem-Divulgação Outra grande inspiração para a série é o filme Conta Comigo. Assim como em Stranger Things, o longa mostra quatro amigos que estão em busca de um menino que, supostamente, está morto. Eles buscam uma aventura e respostas para aquela situação.
-
Montagem-Divulgação A roupa usada para os estranhos experimentos de Eleven eram bem parecidas com as da exploração de Ripley em Alien, O Oitavo Passageiro.
-
Montagem-Divulgação A cena em que Hopper e Joyce finalmente entram no Mundo Invertido relembra bastante Alien também!
-
Montagem-Divulgação Até Contatos Imediatos de Terceiro Grau serviu como inspiração! Como não lembrar do filme quando acontecem as buscas por Will na floresta, no escuro e com lanternas?
-
Montagem-Divulgação Outra cena que remete ao filme Conta Comigo é quando os meninos, em busca do Mundo Invertido, caminham por um trilho de trem, assim como os quatro amigos fizeram na aventura deles!
-
Montagem-Divulgação Quando Joyce consegue contato com Will, por meio da parede de sua casa, ela, em um ato desesperado, pega um machado e tenta encontrá-lo. Em O Iluminado, o personagem de Jack Nicholson usa a mesma arma, só que a sua loucura é outra: ele quer matar a própria esposa!
-
Montagem-Divulgação Outro experimento em Eleven era para testar sua telequinesia, ou seja, sua capacidade de conseguir torcer objetos apenas com a força da mente. Onde mais vimos isso? Em Chamas da Vingança, filme em que a pequena Drew Barrymore consegue fazer com que tudo pegue fogo, também usando o poder de sua mente.
-
Divulgação Quando a quarta temporada foi lançada, a música Running Up That Hill, de Kate Bush, não saiu do topo das paradas. Isso porque é a canção favorita de Max, que salva a garota das alucinações de Vecna.
-
Divulgação No início da quarta temporada, longe de Hakwins, Eleven está tentando se adaptar na Califórnia, mas as meninas malvadas da nova escola tornam a missão quase impossível. Quando a personagem sofre bullying na pista de patinação, recebendo um grande copo de milkshake no rosto, a cena é uma referência do clássico Carrie, A Estranha, de Stephen King.
-
Divulgação Eddie é aquele novo personagem que chega de mansinho, como quem não quer nada, e conquista o coração do público. Você sabia que o personagem é uma homenagem ao guitarrista e cofundador do banda de rock Van Halen, Eddie Van Allen. Além do nome, os cabelos compridos, as roupas e o amor pela guitarra entregam a referência.
-
Divulgação Se você é fãs de A Hora do Pesadelo, com certeza pescou a referência assim que a série apresentou a identidade de Victor Creel. Fazendo alusão ao vilão Vecna, que entra na mente das vítimas, os produtores colocaram Robert Englund, o intérprete de Freddy Krueger, no papel do pai do Número Um.
-
Divulgação Quando Steve entra na casa de Vecna, ele solta a seguinte frase: Hold on to your butts - a mesma fala de Samuel L. Jackson em Jurassic Park.