-
Divulgação A teledramaturgia brasileira tem o poder de nos emocionar, de criar polêmicas, revoltas e muitos outros sentimentos que não nos deixam tirar o olho da telinha! Pensando nisso, que tal relembrar as cenas mais marcantes das novelas brasileiras? Vanessa Gerbelli, que está fazendo aniversário neste domingo, dia 6, se destacou Mulheres Apaixonadas durante a cena de tiroteio no meio de uma avenida no Rio de Janeiro. Sua personagem levou um tiro bem no meio do peito e sua filha, Salete, vivida por Bruna Marquezine, logo sente que a mãe está em perigo. A seguir, confira mais cenas que marcaram as novelas!
-
Divulgação-TV Globo A cena do parto de Ritinha, personagem de Isis Valverde, feito por Jeiza, vivida por Paolla Oliveira em A Força do Querer foi exibida recentemente mas já virou um clássico. Porém, enquanto alguns adoraram a cena, outros criticaram que o bebê usado era muito grande. Glória Perez, autora da trama, rebateu os comentários em seu Twitter: O bebê tem dois meses. Por mim seria maior! Amo quando usam o boneco. Antes de pensar em realismo, lembrem que ali está uma criança, como o filho de vocês.
-
Divulgação A novela Por Amor está sendo exibida no canal Viva e é uma ótima oportunidade de relembrar os momentos marcantes da trama de Manoel Carlos. E como esquecer a cena em que Eduarda, vivida por Gabriela Duarte, empurra a personagem de Vivianne Pasmanter, Laura, de cadeira de rodas e tudo na piscina? Inesquecível!
-
Divulgação Também de Maneco, Laços de Família fez sucesso nas telinhas da Globo. Quando a personagem de Carolina Dieckmann, Camila, descobre que tem leucemia e decide raspar os cabelos, o Brasil inteiro parou para ver a cena, embalada pela canção Love by Grace de Lara Fabian. A cena é uma das mais emblemáticas da história das novelas até hoje.
-
Divulgação E com o advento das redes sociais, muitos momentos das novelas ficaram famosas por terem se tornado memes na internet, como aconteceu com Dira Paes e sua personagem em Salve Jorge. Aposto que você já usou algumas das frases: Tá metida com droga, Morena? ou A MORENA TÁ VIVAAA!.
-
Divulgação Maria do Bairro foi exibida pela primeira vez no SBT em 1997, mas só depois de 20 anos que uma cena específica foi resgatada na internet: quando a vilã Soraya, vivida por Itatí Cantoral, pega a enteada e Nandinho se beijando. Na cena original, a malvada fica histérica pois queria conquistar Nandinho, filho de Maria do Bairro, para atingir a rival. Mas o momento acabou ganhando inúmeras versões legendadas nas redes sociais, que são uma mais engraçada que a outra!
-
Divulgação Falando em vilãs, um dos finais mais icônicos de antagonistas se deu em Alma Gêmea, quando a personagem de Ana Lúcia Torre, Débora, acabou caindo na própria cilada: ao tentar envenenar Serena, vivida por Priscila Fantin, ela se confunde e bebe o próprio suco envenenado!
-
Divulgação O canal pago Viva exibiu a antológica cena da novela Meu Bem, Meu Mal em que o personagem Dom Lázaro, interpretado por Lima Duarte, volta a falar após ter um derrame. Eu quero melão. Enfermeira, eu prefiro melão, disse ele a Dona Elza, vivida por Zilda Carodso, na cena que foi exibida originalmente em 1991. A exibição da cena levou as redes sociais à loucura!
-
Divulgação Como esquecer da marcante cena de Vale Tudo, quando Reginaldo Faria acaba a trama fazendo o sinal de banana para a câmera? Impossível, não é mesmo? Em entrevista ao jornal Extra, o ator lembrou com carinho da novela que deixou o vilão sair impune no final: - Foi tudo muito forte. A cena da banana, por exemplo, foi a mais contundente. É, aliás, por onde eu sou mais lembrado. Para quem atua, isso é um prato feito. É uma beleza pegar um papel desses! Você precisa fazer um personagem fascista para que as pessoas entendam o que significa o fascismo. Com a novela, atingimos uma consciência que precisávamos ter na época. O engraçado é que hoje a gente vê a mesma coisa, mas de uma forma bem mais acachapante. É uma novela contemporânea!.
-
Divulgação Vale Tudo ainda desencadeou uma verdadeira busca dos brasileiros pelo assassino de Odete Roitman, papel de Beatriz Segall. O episódio, que passou na véspera de Natal, rendeu 81 pontos no Ibope. Até hoje a atriz ainda é chamada de Odete Roitman e contou ao Extra alguns detalhes desta relação: - Quando uma produção é muito bem feita, bem dirigida e bem interpretada, a coisa ganha uma importância enorme. Muita gente acha que a televisão não é feita para educar. Mas o fato é que, sim, ela educa! Com Vale Tudo foi assim. Era a primeira vez que se mostrava a corrupção com clareza, para que o público pudesse compreender.
-
Divulgação Também em Mulheres Apaixonadas, Helena Ranaldi marcou uma geração ao mostrar o sofrimento das mulheres que são maltratadas por seus maridos. Sua personagem Raquel era constantemente espancada com uma raquete de tênis por Marcos, seu marido, vivido pelo ator Dan Stubalch. A crueldade de Marcos e a dor de Raquel marcaram para sempre a história das novelas, assim como trouxeram um debate para televisão muito velado até então.
-
Divulgação Mulheres Apaixonadas foi mesmo uma novela recheada de cenas marcantes e para lá de fortes. Quem se lembra do personagem de Marcos Caruso dando uma lição na personagem de Regiane Alves, que maltratava os avós?
-
Divulgação No início de 2014, o último capítulo de Amor à Vida rendeu altos números de audiência para a Globo. O beijo entre Félix, protagonizado por Mateus Solano, e Niko, personagem de Thiago Fragoso, foi a cena mais esperada pelo público. O momento final, no qual Félix e seu pai, César, interpretado por Antônio Fagundes, fazem as pazes também fez o coração dos telespectadores bater mais forte.
-
Divulgação O Rei do Gado, da Globo, transmitida em 1996, contou a história das eternas brigas entre as famílias Mezenga e Berdinazzi. Uma das cenas mais marcantes da novela foi a briga entre Giuseppe Berdinazzi e Antonio Mezenga, na qual os dois chegam a encostar as suas cabeças. Outro momento foi o de Antonio cravando um facão na terra, prometendo se vingar da família rival.
-
Divulgação Uma das cenas mais comentadas de Terra Nostra, da Globo, transmitida em 1999, foi a de Francesco Magliano, personagem de Raul Cortez, e Paola, interpretada por Maria Fernanda Cândido, na banheira. Por parecer tão real, o momento entre os dois foi um pouco criticado pela mídia na época.
-
Divulgação A novela Felicidade, da Globo, transmitida em 1992, também trouxe uma cena marcante para as tramas brasileiras. Maitê Proença era Helena, que se casa com Mário, papel de Herson Capri, mesmo sendo apaixonada por Alvaro, vivido por Tony Ramos. Ela mente que estava grávida para Mário e revela que tudo não passava de uma barriga falsa.
-
Divulgação Em 2012, Avenida Brasil deixou o público viciado na telinha da Globo. O sentimento de vingança de Nina, interpretada por Débora Falabella, fez com que o Brasil torcesse por ela na trama. Tanto que uma das cenas mais marcantes foi a de sua primeira vingança, quando ela fala a seguinte frase para Carminha, personagem de Adriana Esteves: - Me serve, vadia!. Outro momento que também marcou a novela foi quando a mocinha foi enterrada viva pela megera, você se lembra?