-
Até agora os capítulos da última semana da novela de Benedito Ruy Barbosa emocionaram bastante o público! Mas ainda tem muita coisa por vir, e alguns pontos com o coronel Saruê, que finalmente se livrou do peso de sua identidade de coronel. Afrânio mudou o visual por completo, desde os cabelos até as roupas, que se tornaram mais sóbrias. Porém, as coisas não param por aí, já que o Saruê decidiu tomar um novo rumo para sua vida e ir atrás de sua amada Iolanda! Os dois terão um reencontro bem emocionante, que promete um diálogo daqueles. Será que dessa vez o casal estará disposto a passar o resto da vida juntos?
Divulgação-TV Globo
1
-
Outro personagem que ganhará uma surpresa no final do novela, será Martim, o filho do coronel Saruê com a cantora Iolanda, interpretado pelo goiano Lee Taylor. Apesar da insatisfação geral do público com a morte do personagem, o ator revelou à colunista Patrícia Kogut que já sabia do desfecho de seu papel desde que o assumiu. - Já estava previsto na sinopse. Então, iniciei o trabalho consciente do caráter trágico do personagem. Me pareceu coerente com sua trajetória e com o enredo da novela. Foi uma solução que, de certo modo, surpreendeu por não cair no senso comum do final feliz que ele, por seu caráter, mereceria. Não mudaria nada da história de Martim. Busquei dar vida a um ser iluminado e tentei transmitir personalidade, sensibilidade, afeto e carisma por meio de suas ações. No entanto, não esperava a dimensão que Martim ganhou aos olhos do público, disse o ator ao falar de seu personagem. O goiano também revelou que uma das últimas cenas da trama mostrará Martim dentro da Gaiola Encantada bem surpreso ao ver Tereza e Afrânio junto com Olívia, Miguel e seus gêmeos em harmonia na fazenda dos Sá Ribeiro. Lee, que gravou algumas das cenas na Gaiola Encantada antes mesmo de sua estreia na novela, aproveitou para falar sobre a emoção que foi gravar no rio São Francisco. - A emoção naquele primeiro momento foi por ver o Velho Chico em condições críticas e por iniciar um trabalho tão relevador e singular. Agora, me emocionei por concluir a trajetória trágica de um personagem emblemático que muito me sensibilizou e por estar na reta final de uma obra que me transformou como ser humano e artista, concluiu ele. Além disso, o ator aproveitou para falar um pouco sobre Domingos Montagner, seu colega de elenco, que acabou morrendo tragicamente durante um banho no Rio São Francisco. - O primeiro contato que tive com Domingos foi ao vê-lo no espetáculo A noite dos palhaços mudos, em 2008. Tivemos um bom período de convivência durante a preparação para a novela, no entanto, acabei gravando poucas cenas com ele. Porém, em todas, conversamos muito e trocamos impressões. Pude sentir sua luz e generosidade. Tive uma empatia imediata, não só por fazermos parte da classe teatral de São Paulo, mas, principalmente, pela sua personalidade. Sua partida me deixou extremamente abalado. Ao mesmo tempo em que lamento profundamente, tento entender e aceitar a nossa impotência diante do imponderável, desabafou Lee Taylor.
Divulgação-TV Globo
2
-
A novela Velho Chico está realmente muito emocionante em sua reta final, não é mesmo? Principalmente depois das cenas que colocaram o telespectador enxergando os momentos da trama pelos olhos de Santo, personagem do saudoso Domingos Montagner. Mas se você acha que as emoções pararam no casamento de Olívia, papel de Giullia Buscacio, e Miguel, vivido por Gabriel Leone, está bem enganado. Isso porque, de acordo com a colunista Patricia Kogut, Santo e Tereza, papel de Camila Pitanga, também vão se casar na novela. O olhar o personagem será feito da mesma forma que no casamento dos filhos e é Tereza quem vai ficar bem tensa antes do casório, dizendo: - Não tem sentido uma festa assim a esta altura da vida. Santo e eu vivemos juntos tem muito tempo, já tivemos nossa união abençoada na tribo, casar no civil estava de bom tamanho. Neste momento, Afrânio, vivido por Antonio Fagundes, chega e vê a filha e, emocionado, diz: -Não aos olhos do homem nem de sua mãe. Ela não ia sossegar se fosse de outro jeito! Gostava das coisas em ordem com Deus. Eu quero conduzir minha filha por aquele altar e entregá-la nas mãos do homem que ela ama e que a faz feliz como ela merece. Me dê a chance de fazer direito desta vez. Padre Benício, que vai realizar a celebração, ainda fala para os noivos: -O amor, quando é de verdade, é eterno. É feito para ser vivido e desfrutado por cada um neste exato instante, pois é, antes de mais nada, presente. O amor é o agora. Bem afortunados aqueles que amam hoje, agora, sem esperar que isso faça sentido! Porque quem ama tem pressa de amar. E porque quem ama sabe que uma vida, por maior que seja, é muito pouco para se viver um grande amor.
Divulgação-TV Globo
3
-
Quem também vai ter um final bem bonito na trama é o casal Miguel e Olívia. Depois do casamento, os dois, de acordo com a coluna, vão conhecer seus filhos gêmeos no último capítulo da trama, que vai acontecer depois de uma passagem de tempo de seis meses. As crianças vão se chamar Santo e Rosa, em homenagem ao personagem de Domingos Montagner e ao Capitão Rosa, papel de Rodrigo Lombardi. Depois disso, elas vão aparecer com cinco anos de idade e em uma das sequências vão estar brincando com o bisavô Afrânio. O casal ainda vai ter as terras herdadas por Miguel, que terão sido salvas por ambos graças a ajuda de Ceci, papel de Luci Pereira. Em entrevista à publicação, Giullia contou um pouco sobre os momentos do casório e o desfecho da trama: - Foi engraçado porque nós ainda não sabíamos sobre os rumos da história, mas no fundo também torcíamos um pouco para isso. Acho que fomos contaminados, no bom sentido, pela vontade do público. Não quero contar muita coisa para não antecipar algumas surpresas que estão por vir. Mas eu posso garantir que estamos gravando cenas lindas. Santo estará entre nós. Ela ainda revelou que as gravações sem Domingos estão sendo bem emocionantes: - Quando entro para gravar, penso que preciso transformar a saudade e a falta que ele faz em emoção. Dentro de mim, ele continua vivo. Acredito que não seja diferente com meus colegas. A gente precisa seguir em frente, pelas pessoas que acompanham a novela, pelas pessoas que aqui trabalham e por ele. A moça ainda fez um balanço de sua carreira e de sua participação na novela: - Por tudo: pela história, pelo elenco, pelo trabalho de imersão e pela forma de dirigir do Luiz Fernando Carvalho. Olívia ficará para sempre no meu coração. E espero que, depois dela, venham outros desafios, comemora a atriz, que ainda não definiu o próximo projeto profissional.
Divulgação-TV Globo
4
-
Quem também terá um final surpreendente na novela é Beatriz, personagem de Dira Paes. Isso porque, ainda segundo a colunista Patricia Kogut, ela vai conseguir se eleger prefeita nos próximos capítulos de Velho Chico, e Bento, papel de Irandhir Santos, também vencerá nas urnas e seguirá vereador. Assim os dois lutarão juntos pelo povo de Grotas. Já nos primeiros dias de cargo, ela terá que enfrentar Carlos Eduardo, vivido por Marcelo Serrado, em praça pública, ao anunciar que a merenda escolar passará a ser preparada com alimentos orgânicos. O vilão vai tentar jogar a população contra a rival. A atriz Dira ainda comentou a trajetória da personagem, que foi bem reveladora, e que a achou bem inusitada: - Bento seria o candidato natural. Os autores foram muito perspicazes escrevendo esse outro caminho. A novela está muito alinhada com o que acontece no Brasil. Atualmente, é inevitável falar sobre política. Estou muito feliz com esse desfecho. E ainda lembra da falta do colega de elenco, Domingos: - Todos que contam uma história sobre ele acabam derramando lágrimas. Domingos tinha uma leveza, ele alegrava os ambientes. Nos lembramos a todo momento de suas virtudes. Tudo isso deixou o elenco ainda mais unido. Ficamos mais fortes para cumprir este trabalho até o final. Queremos exaltar a memória dele.
Divulgação-TV Globo
5