-
Algumas novelas fazem homenagens a outras tramas, citando seja uma pequena frase marcante, relembrando diretamente o que aconteceu ou até trazendo personagens de outros folhetins. No capítulo final da primeira temporada de Amor de Mãe, trama de Manuela Dias que volta ao ar no dia 15 de março depois a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, houve uma referência a um clássico da teledramaturgia: Vale Tudo. Isso porque o personagem Álvaro, vivido por Irandhir Santos, revelou que sua casa foi construída pela família Roitman. Os noveleiros de plantão ficaram em polvorosa, já que esse sobrenome é bem conhecido por quem acompanhou Vale Tudo: trata-se da família da icônica vilã Odete Roitman, eternizada pela saudosa Beatriz Segall. Confira, a seguir, outras tramas que também mencionaram outras novelas em seu enredo!
Divulgação-TV Globo
1
-
Eliza, vivida por Marina Ruy Barbosa na novela Totalmente Demais, reapareceu no horário global das sete na novela Bom Sucesso. Na trama, a ruiva abriu o desfile da grife de Paloma, personagem de Grazi Massafera. As duas novelas foram escritas por Rosane Svartman
Paulo Halm e fizeram muito sucesso.
Divulgação-TV Globo
2
-
Eliza não foi a única personagem de Totalmente Demais que deu as caras em Bom Sucesso. Lavínia Vlasak voltou a interpretar a também modelo Natasha, sua personagem na trama de 2016.
Divulgação-TV Globo
3
-
Em Verão 90, Emílio Dantas novamente viveu Beto Falcão, o cantor de axé protagonista de Segundo Sol. Na trama original, ele era um artista de sucesso nos anos 90 e forja sua própria morte. Já na novela das sete, ele foi alertado por Madá, vivida por Fabiana Karla, que previu que algo ia acontecer com ele!
Divulgação-TV Globo
4
-
No final da primeira semana de Espelho da Vida, os fãs de novelas tiveram uma surpresa e tanto, quando os personagens da trama das seis assistiam um folhetim fictício, estrelado por Mauro César, vivido por Rômulo Arantes Neto. Na sequência de ação fictícia, o personagem de Mauro César resgatava uma moça de uma tentativa de assassinato. A mocinha e o vilão eram Carine e Kikito, vividos por Carla Diaz e Marcos Junqueira em A Força do Querer, novela de Gloria Perez exibida em 2017. Em seu Instagram, Carla falou sobre a participação de Carine: To radiante, que presente e privilégio, como atriz, poder resgatar uma personagem tão querida e importante para mim. Alguns capítulos mais tarde, Carla entrou para o elenco fixo da novela como uma atriz.
Montagem-Divulgação-TV Globo
5
-
Em seu retorno para a Globo para viver Carine em A Força do Querer, Carla Diaz fez duas referências para sua personagem Khadija, que interpretou em O Clone: quando a periguete falou um dos bordões da novela Arder no mármore do inferno e no último capítulo, quando dançou dança do ventre para o amante Rubinho, interpretado por Emílio Dantas.
Montagem-Divulgação-TV Globo
6
-
Em Segundo Sol, o personagem Roberval, vivido por Fabrício Boliveira, diz que irá ajudar os rivais Athaídes contratando o melhor advogado criminalista do país. Essa frase poderia passar batido, mas para quem assistiu a novela antecessora da trama, logo se lembrou de O Outro Lado do Paraíso. Isso porque, na novela de Walcyr Carrasco, a frase era usada com frequência para se referir à Patrick, personagem de Thiago Fragoso.
Divulgação-TV Globo
7
-
Também em Segundo Sol, a química entre Laureta e Remy, interpretados pelo casal na vida real Adriana Esteves e Vladimir Brichta, também fez os telespectadores pirarem para vê-los juntos também na ficção, como aconteceu em outras tramas como Coração de Estudante e Kubanacan. No mesmo capítulo, a personagem de Laureta se refere à Remy e Karola, vivida por Deborah Secco, como Shazam e Xerife, dupla dinâmica que deu nome ao seriado produzido pela emissora nos anos 70.
Divulgação-TV Globo
8
-
Orgulho e Paixão e O Tempo não Para fizeram uma dobradinha de referências. Em cena da novela das seis, Elisabeta, vivida por Nathalia Dill, lê a notícia no jornal sobre o aniversário de 25 anos do naufrágio do navio Albatroz, onde estavam os protagonistas da trama das sete. Já em O Tempo não Para, Marocas e Dom Sabino, personagens de Juliana Paiva e Edson Celulari, ficam chocados ao ver o beijo de Elisabeta e Darcy em Orgulho e Paixão.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Em Explode Coração, a personagem de Deborah Evelyn, Yone, diz em certo capítulo que trabalha na revista Tomorrow. Acontece que a tal revista é retratada na novela Vale Tudo, também reprisada pelo canal! E essa não foi a única vez que a trama de Gilberto Braga tentou ser mencionada em outras novelas. Em Insensato Coração, do mesmo autor, a companhia de aviação que Pedro, vivido por Eriberto Leão, iria se chamar TCA, mesmo nome da companhia de Odete Roitman. Porém, o departamento jurídico da emissora vetou a homenagem, e a empresa só remetia a anterior: passou a se chamar CTA.
Montagem-Divulgação-TV Globo
10
-
Apocalipse foi além ao fazer um verdadeiro crossover entre novelas da Record. Os personagens Elias e Moisés, de Os Dez Mandamentos, foram retratados na trama de Apocalipse. Elias foi interpretado por Roberto Bomtempo, e Moisés, que já contou com a interpretação do ator Guilherme Winter, desta vez foi vivido pelo ator Paulo Gorgulho.
Montagem-Divulgação-TV Record
11
-
Em A Lei do Amor, a personagem Luciane, vivida por Grazi Massafera, relembrou o famoso book rosa de Verdades Secretas. Desconfiada de que a enteada, Camila, personagem de Bruna Hamú, estaria se prostituindo, Luciane citou a trama exibida em 2015 pela Globo, que levou Grazi ao auge de sua carreira como atriz. Na trama, Camila estava falando ao telefone quando percebeu a presença da madrasta e de Gledson: - Por mim, eu começo hoje mesmo...a fotografar. Só me mandar uma mensagem com o endereço do estúdio. Luciane então provoca: - Olha, olha... começou a trabalhar, Camilete?, e ela responde: - É, eu fui a uma agência aí, Clean Models, sabe?, respondeu a moça. Após Gledson provocar Camila, Luciane cita Verdades Secretas, que rendeu à Massafera uma indicação ao Emmy pelo papel da viciada em drogas Larissa: - Se cuida, hein, Camila? Você lembra de Verdades Secretas? Irritada, Camila retruca: - Você pensa que eu sou o quê? Sempre maldosa, Luciane não perdoa: - Uma tonta capaz de qualquer coisa por uma bolsa de grife. - Fica tranquila que eu não tenho a menor intenção de concorrer com você no seu ramo profissional, retrucou a jovem. - Ai, amor, já saí do ramo, ó, ó.., diz a ex-garota de programa enquanto a enteada sai de cena.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12
-
Em Alto Astral também rolou isso quando a vidente Samantha, interpretada por Claudia Raia, relembra a sua personagem Lívia Marine, de Salve Jorge, ao parar no Oriente Médio e falar da novela que enganava moças para levá-las à Turquia.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
13
-
Em Babilônia, o personagem Guto, interpretado por Bruno Gissoni, conta que Beatriz iria fugir, dizendo que ela faria igual a um personagem de uma novela, indo em um jatinho e fazendo uma banana para as pessoas. No caso, a novela que mostrou essa cena foi a Vale Tudo, na fuga de Marco Aurélio.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
14
-
Babilônia ainda relembrou a novela Paraíso Tropical quando o prefeito Aderbal, papel feito por Marcos Palmeira, pede para uma garota de programa dizer que é uma piscininha, frase que a personagem de Camila Pitanga, Bebel, dizia para Olavo, interpretado por Wagner Moura.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
15
-
Mas para quem acha que as novelas só citam folhetins da mesma emissora, não é sempre assim. Como quando na trama Duas Caras, da Globo, um dos personagens falou sobre ir a algum lugar onde nem mutante enxergaria, fazendo uma referência à novela Os Mutantes, da Record. Respondendo à lembrança, falaram na trama da Record sobre a favela da Portelinha, lugar em que se passa parte de Duas Caras.
Montagem-Divulgação
16
-
Em Sassaricando, antiga novela de 1987, a personagem Lucréia fez referência à Vale Tudo, que ia estrear, falando que não podia perder o primeiro capítulo da novela.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
17
-
A novela Guerra dos Sexos relembrou Avenida Brasil, quando o personagem de Tony Ramos falou ao telefone citando nomes que existiam na outra trama, como Leleco.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
18
-
A novela Sangue Bom também relembrou a clássica cena de Avenida Brasil, quando Carminha tem que servir Nina.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
19
-
Outra novela que Sangue Bom relembrou foi Caras e Bocas, quando uma das personagens falou sobre a novela do macaco. Quem não se lembra do macaquinho pintor da trama? Inesquecível!
Montagem-Divulgação-Tv Globo
20