-
Divulgação Na manhã desta terça-feira, dia 4, atrizes e funcionárias da Globo iniciaram uma campanha nas redes sociais contra o assédio sexual no trabalho. Usando as hashtags ChegadeAssedio e MexeuComUmaMexeuComTodas, celebridades como Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Débora Nascimento, Taís Araújo entre outras, se manifestaram no Instagram contra o problema que assombra diversas mulheres no Brasil. A iniciativa acontece dias depois que a figurinista da emissora, Susllem Meneguzzi, denunciou através de uma publicação no jornal Folha de São Paulo, o ator José Mayer, que a teria assediado nos bastidores de gravação da novela A Lei do Amor. Ao ESTRELANDO, o departamento de Comunicações da Rede Globo enviou um comunicado informando que a direção desistiu de escalar o ator para a próxima novela das nove: Globo decidiu não escalar José Mayer para a próxima novela das nove de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi isso que fizemos. E é isso que sempre faremos. Em relação ao movimento, a assessoria de imprensa da emissora informou que a inciativa é bem recebida pela empresa: Temos conhecimento dessa iniciativa e ela é bem recebida, pois está absolutamente alinhada com as crenças e os valores da empresa. Nós, assim como nossos funcionários, defendemos a transparência, a liberdade de expressão e a mobilização para as causas nas quais acreditamos. Nossos funcionários e funcionárias que vierem vestidos com a camiseta terão como companhia nossos executivos e diretores. Com ou sem camiseta, o Respeito é uma causa comum a todos. Não tem como ser diferente.
-
Divulgação Assim como Bruna Marquezine, Mariana Ximenes usou a imagem simbolo da campanha para manifestar seu apoio a iniciativa. Com os dizeres Meu Com Uma Mexeu com Todas, a imagem foi publicada no Instagram, onde o movimento ganha cada vez mais força, não apenas entre as atrizes mas aos telespectadores que acompanham a emissora.
-
Divulgação Nathalia Dill, Débora Nascimento e Júlia Rabello foram ao Vídeo Show falar sobre o assunto e apareceram, inclusive, usando a camiseta da campanha. - A questão não é um caso, a questão não foi apenas o que aconteceu com ela, mas tratar o assédio como um todo. Essa é a questão, opiniou Débora.
-
Divulgação O movimento Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas teria começado através de um grupo de whatsapp que reunia funcionárias da emissora. Em seguida, foi para as redes sociais, onde até existe um grupo no Facebook com a participação de diversas atrizes, com a descrição: Criei esse grupo com mulheres trabalhadoras do Projac com o intuito de nos mobilizarmos contra o machismo na nossa empresa. Todo dia sofremos assédio! Depois desse depoimento da figurinista sobre José Mayer, não podemos ficar mais uma vez caladas. Vamos juntas fazer uma pequena mobilização lá dentro. Inicialmente, vou mandar fazer uma camisa branca escrito Mexeu com uma, mexeu com todas! #machistasnãopassarão E vamos usar juntas durante essa próxima semana. Você topa participar? Tainá Muller foi uma das atrizes que topou integrar o movimento e usou seu Instagram para publicar uma selfie em que aparece com uma camiseta com os dizeres do movimento.
-
Divulgação Glória Pires e Antonia Morais também usaram a rede social para aderir a campanha.
-
Divulgação Grazi Massafera, que atuou com José Mayer na novela A Lei do Amor, também publicou a imagem nas redes sociais.
-
Divulgação A esposa de Luciano Huck, Angélica também se juntou ao movimento organizado inicialmente pelas funcionárias da Globo em solidariedade a figurinista que acusou José Mayer de assediá-la.
-
Divulgação Nas redes sociais de Tatá Werneck, os seguidores passaram a questionar se a publicação com a imagem que diz: Mexeu com Uma Mexeu com Todas também fazia referência aos últimos acontecimentos no Big Brother Brasil 17, onde Marcos vem sendo apontado como um homem agressivo após discutir com Ieda, Marinalva e até mesmo Emilly, sua namorada, quando apontou o dedo no rosto de todas elas em meio a um momento de irritação.
-
Divulgação Débora Nascimento também aderiu a campanha e colocou a imagem em seu perfil no Instagram.
-
Divulgação Maria Ribeiro republicou a postagem de Sophie Charlotte. Ambas colocaram as imagens da campanha nas redes sociais.
-
Divulgação Bruna Linzmeyer usou o Instagram para demonstrar seu apoio. Na publicação, escreveu: Estamos juntas!
-
Divulgação
-
Divulgação Grávida de uma menina, Carol Castro também se mostrou preocupada e publicou a imagem no Instagram pedindo o combate ao assédio.
-
Divulgação Sua xará, Carolina Ferraz fez o mesmo em suas redes sociais.
-
Divulgação A apresentadora do Saia Justa, Taís Araújo não ficou calada e também publicou a imagem pedindo o fim do assédio contra as mulheres.
-
Divulgação Mônica Iozzi publicou a imagem da campanha e revelou um dado alarmante para as seguidoras: Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em todo o mundo, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram assédio sexual. Isso tem que acabar! Precisamos falar sobre assédio. Precisamos todos, homens e mulheres, trabalhar juntos pela igualdade de gêneros.
-
Divulgação Júlia Rabello escolheu publicar a imagem que circula nas redes sociais para mostrar apoio à causa.
-
Divulgação Dira Paes se juntou ao time de atrizes da Globo e também aderiu ao movimento.
-
Divulgação Ao lado de funcionárias da Globo, Cissa Guimarães colocou sua camiseta e publicou no Instagram a mensagem: É isso, mexeu com elas, mexeu com todo mundo!!!.
-
Divulgação Cleo Pires também aderiu ao movimento e publicou a imagem em suas redes sociais.
-
Divulgação Sophia Abrahão publicou a imagem da campanha e escreveu na legenda Não passarão, em referência aos homens que já assediaram mulheres.
-
Divulgação Letícia Sabatella se juntou a legião de mulheres que iniciaram a campanha após repercussão da acusação contra José Mayer por assédio dentro da Globo.
-
Divulgação Fernanda Lima que sempre defende a igualdade de gênero no programa Amor e Sexo também publicou a imagem escrita Mexeu com Uma Mexeu com Todas.
-
Divulgação Assim como Leandra Leal que fez a publicação através de seu Instagram.
-
Divulgação Bianca Bin também se juntou as colegas de trabalho e aderiu ao movimento.
-
Divulgação Camila Queiroz e Mariana Santos não estão no Rio de Janeiro para acompanhar a manifestação no Projac. No entanto, as atrizes escolheram um jeitinho diferente de se apoiar a causa. Em um papel, elas transformaram os dizeres da campanha em um cartaz.
-
Divulgação Letícia Colin também usou um papel para declarar seu apoio a campanha.
-
Divulgação Luiza Brunet que acusa na justiça o ex-companheiro Lírio Parisotto de agressão também usou as redes sociais para se manifestar: Chega de tratar as mulheres com falta de respeito ! Seja assédio ou qualquer tipo de violência. Todas nós mulheres unidas para acabar com impunidade... mulheres estão tomando coragem , agora precisamos ficar de olho nos candidatos para 2018 ! Mais mulheres como candidatas , mas mulheres no poder. Yasmin Brunet, filha da atriz, também publicou a imagem que se tornou simbolo da campanha.
-
Divulgação Débora Nascimento usou o Instagram para se manifestar sobre o ocorrido. E assim como as demais atrizes também publicou o pôster com os dizeres da campanha.
-
Divulgação Bianca Comparato não é contratada da Rede Globo, mas a atriz também apoiou a campanha de conscientização.
-
Divulgação Sophie Charlotte também usou a camiseta e publicou nas redes sociais.
-
Divulgação A atriz Mariana Xavier fez o mesmo e compartilhou na web, mandando seu recado na legenda: Meu corpo, minhas regras. Não importa se é anônimo, galã de novela ou presidente da República: gostar de sexo não significa gostar de sexo com você. Se uma mulher te disser não, pegue seu p*** e saia de mansinho.
-
Divulgação Astrid Fontenelle também participou da campanha e fez um relato no Instagram: Sim, Mexeu com uma , mexeu com todas. Hoje daremos mais um passo importante no movimento da Sororidade - juntas somos mais forte!!! Precisamos nos unir para falar de assédio no trabalho, que na grande maioria dos casos é silenciado. Não pode!! Às vezes começa com um olhar, passa pro como você é linda, depois coloca a mão na sua cintura.... são piadinhas , situações constrangedoras.... Chega!!! Fale com seu chefe superior e se ele for o causador do seu incômodo. Sim, o assédio incomoda, oprime... Procure o RH. Hoje, durante o dia todo, você pode e deve reverberar essa questão.
-
Divulgação Drica Moraes também usou a camiseta e levantou a bandeira contra o assédio sexual no trabalho.
-
Divulgação A atriz Alice Wegmann, que contracenou com José Mayer em A Lei do Amor, também se manifestou a favor da campanha. Na web, ela surgiu com a camiseta: No domingo passado, estive reunida com algumas das mulheres que mais admiro para discutir um assunto importantíssimo que ainda é, infelizmente, muito recorrente no nosso país. O assédio, moral e sexual, merece um basta - e já! Ele não pode mais ser normal. Precisamos inventar um novo normal; sem constrangimento, piadinhas e sem abuso de poder. É pra frente que se olha, de mãos dadas com o coletivo, com toda a empatia e sororidade. Juntas, somos mais potentes, mais seguras, corajosas e confiantes. Esse movimento não é sobre um caso só. Nosso propósito vai muito além. Denuncie, fale com o seu superior, com amigas que você confia; procure o RH, não se cale!!! Mulherada, os tempos mudaram! Agora é assim: MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!!! , escreveu na legenda do clique.