-
Terra Nostra deixou saudades! Exibida entre 1999 e 2000, a trama dos italianos que migravam para o Brasil conquistou o público, que até hoje lembra dos personagens. Ma che! Difícil foi parar de ouvir e falar expressões em italiano depois do sucesso da novela, né? Pois agora essa saudade não tem mais desculpas para existir, já que a trama está no catálogo do Globoplay! E antes de maratonar, que tal conferir o antes e depois dos atores que conquistaram nossa simpatia no folhetim? Não tem como esquecer, por exemplo, de alguém como Matteo Battistella, o papel de Thiago Lacerda, nascido no dia 19 de janeiro de 1978. Na história, o ator era um jovem decidido que se apaixonava por Giuliana, vivida por Ana Paula Arósio. Ficção à parte, seu último papel na TV foi em Orgulho e Paixão - embora ele tenha feito aparições especiais em Tá no Ar: a TV na TV e Salve-se Quem Puder. A seguir, veja por onde andam os outros atores!
Montagem-Divulgação
1
-
Ana Paula Arósio era Giuliana, protagonista da trama. Imigrante italiana, ela perde os pais na viagem de navio para o Brasil, mas é lá que encontra Matteo, seu grande amor. Os dois se desencontram e ela passa por momentos de dificuldade quando seu filho, fruto de seu amor proibido, é tirado dela. A atriz ficou afastada dos holofotes desde sua atuação no seriado
Na Forma da Lei, de 2010. Em 2015, a beldade assumiu o papel no filme
A Floresta Que Se Move, que considerou irrecusável, mas logo após o fim do projeto decidiu se afastar novamente de sua carreira artística, retornando apenas em 2018 para o longa
Primavera. Já em 2020, Ana Paula
surpreendeu ao participar de um comercial, e ainda estaria sendo cotada para participar do
remake da novela Amor com amor se paga.
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
Antônio Fagundes era Gumercindo, um proprietário de terras que tinha dificuldade para se adaptar a não ter escravos, e sim, funcionários. Ele é pai de Rosana, que se apaixona por Matteo e acaba se casando com ele. Depois da novela, o ator viveu diversos papéis. Os últimos foram em Velho Chico, como o Afrânio, e em Dois Irmãos, como Halim, além de Bom Sucesso, na pele de Alberto. O ator também está confirmado para o remake de Pantanal.
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
Débora Duarte era Maria do Socorro, esposa de Gumercindo e mãe de Rosana e Angélica. Submissa por toda a sua vida, ela não conseguia ajudar as filhas em suas questões pessoais e se frustrava por não ter conseguido dar um filho homem para o seu marido. O último trabalho da atriz nascida em 2 de janeiro de 1950 na televisão foi na novela Babilônia em 2015, mas em 2020 ela esteve envolvida com o projeto da série Cinema Café, na pele da personagem Cidinha. Atualmente, está no ar em Um Lugar ao Sol.
Montagem-Divulgação-TV Globo
4
-
Antonio Calloni, nascido em 6 de dezembro de 1961, interpretou o amigo e confidente de Matteo. Bartolo era bastante engajado quanto aos seus direitos como cidadão. Era casado com Leonora, com quem tinha uma filha. Recentemente ele esteve no ar em Éramos Seis, na Globo, sendo que seu personagem, Julio, morreu na frente da família no meio da trama.
Montagem-Divulgação
5
-
Carolina Kasting era Rosana, filha de Gumercindo. Apaixonada por Matteo, ela fez o que pode para conquistar o moço, mas não obteve muito sucesso. Seu último trabalho nas telinhas foi como a Agnes, na novela Salve-se Quem Puder.
Montagem-Divulgação
6
-
Angélica era vivida por Paloma Duarte. Tímida e retraída, ela pensava em se tornar freira, até que se apaixonou por Augusto, personagem de Gabriel Braga Nunes, com quem se casou. Em 2018, ela esteve no elenco da série Eu, Ela e um Milhão de Seguidores, do Multishow, e seu trabalho mais recente foi em Malhação - Toda Forma de Amar.
Montagem-Divulgação
7
-
Ângela Vieira viveu Janete, uma mulher infeliz por suas escolhas amorosas! Seus papéis mais recentes foram como Lígia na novela Pega Pega e como Vera em Bom Sucesso, ambas da Globo.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
Francesco também era imigrante italiano, mas já morava no Brasil há anos. É pai de Marco Antonio, de quem gosta muito, e começa a novela casado com Janete. Acolhe Giuliana devido à grande amizade que tinha com seus pais. Ao longo da trama, se apaixona por Paola, com quem nutre um caso. Raul Cortez, que deu vida ao personagem, morreu em 2006 em decorrência de um câncer.
Montagem/Divulgação/TV Globo
9
-
Marco Antonio era vivido por Marcello Antony e foi mais um que se encantou pelos imigrantes, se apaixonando por Giuliana, com quem casa mesmo sabendo da gravidez dela, que carrega um filho de seu amado Matteo. Ele até muda seu comportamento para conquistar a moça. Seus últimos trabalhos foram em Malhação - Viva a Diferença e em Valor da Vida, novela portuguesa produzida pela Plural Entertainment e transmitida pela TVI.
Montagem-Divulgação
10
-
E quem não se lembra do sucesso da personagem Paola, uma imigrante italiana que se apaixonava por Augusto, de quem virava amante, e que ainda acabou chamando a atenção pelo romance que viveu com Francesco? Ela foi interpretada por Maria Fernanda Cândido que, anos depois da exibição da trama, já esteve em diversas produções; a mais recente foi a novela A Força do Querer.
Montagem-Divulgação
11
-
Gabriel Braga Nunes, que recentemente esteve em Se Eu Fechar Os Olhos Agora, era o Augusto, advogado filho de Altino que se apaixona por duas mulheres: Paola e Angélica, com quem se casa e tem um filho. Seu trabalho mais recente foi no filme biográfico Hebe.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12
-
No último capítulo da trama, Giuliana reencontra seu filho, que estava desaparecido. O garotinho era ninguém mais, ninguém menos que Nicolas Prattes, que viveu Zac em Rock Story e Alfredo em Éramos Seis.
Montagem-Divulgação
13
-
Odilon Wagner era Altino, o responsável por trazer os italianos para ajudar nas fazendas de café após o fim da escravidão. Em 2014, ele viveu o advogado Heideguer, na novela Malhação e seu último papel nas telinhas foi em Segundo Sol.
Montagem-Divulgação
14